Pico da Covi 19 na PB chega em 43 dias, com isolamento

O monitor portal Covid 19, o mesmo utilizado pelo governo do Rio Grande do Sul, em uma projeção aritmética, levando-se em conta a data desta quarta-feira (17), aponta que a Paraíba atingirá a marca de 35.570 casos ativos de coronavírus daqui a 43 dias. Será o pico da Covid 19 no Estado, isso se for mantida a supressão de fluxo. Ou seja, as medidas de isolamento social.

Sem essa supressão, com a mesma projeção, teríamos 90.505 casos dez dias antes. Seria também o pico da Covid no Estado.




A partir desses pontos as duas curvas apresentariam sinais de queda. Elas se cruzariam 57 dias depois. Na mesa data, a projeção sem distanciamento social apresentaria um quadro de 32.006 casos ativos. Já com a manutenção das medidas de isolamento, os casos seriam 31.422. Ou seja, 584 casos a menos.




Seguindo a curva descendente das duas projeções, 200 dias depois no Estado teria, curiosamente, apenas 34 casos (mesmo número registrado no dia 16 de março passado), sem qualquer restrição, e 58 casos (número idêntico ao registrado no dia 17 de março deste ano) mantendo-se medidas de isolamento.




São dados estatísticos, a partir de modelos matemáticos concebidos para projeções em pandemias e epidemias pelo Mundo todo. O nível de isolamento social adotado espontaneamente pela sociedade pode determinar uma velocidade maior na queda desses números. Uma ação eficaz das autoridades sanitárias, como uma ampliação de testagem e medicação correta aos pacientes também ajudariam. Outra medida essencial é a preservação de todos os hábitos de higiene adquiridos por parte da população a partir da quarentena obrigatória.




Também surge a possibilidade de antes de chegarmos aos 200 dias uma vacina para a Covid já esteja no mercado.