Políticos e entidades se solidarizam com família de Zenóbio

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) lamentou o falecimento do seu secretário-geral na Paraíba, o prefeito de Guarabira Zenóbio Toscano, ocorrido neste domingo (14) em João Pessoa.  Ele estava filiado à legenda tucana desde 2001 e foi um grande colaborador para construção e fortalecimento partidário no Estado. Zenóbio começou sua vida pública como prefeito da cidade de Guarabira, cargo que ocupou por mais duas vezes. Na Assembleia Legislativa da Paraíba foi deputado por cinco mandatos e se destaca pela sua qualidade técnica e firmeza nas ações que defendia.

O governador João Azevêdo externou sentimento de pesar pela morte do prefeito de Guarabira. Zenóbio foi ainda deputado estadual por quatro mandatos (eleito em 1990, 1994, 1998 e 2002) e exerceu cargos de auxiliar de governo como Secretário de Estado da Infraestrutura e presidente da Companhia Paraibana de Gás. O governador João Azevêdo apresenta condolências aos familiares e amigos, manifestando o desejo de que Deus console os corações neste momento de dor.

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) decretou luto de três dias e suspendeu as atividades por mesmo período, por conta do falecimento do ex-deputado. Zenóbio, que era engenheiro civil por formação, estava internado em um hospital particular da Capital por conta do novo coronavírus, desde o último dia 06. De acordo com a família, ele se recuperava bem da Covid-19, mas ontem sofreu um novo AVC, desta vez hemorrágico, o que agravou o quadro de saúde, levando-o a morte.

“Neste momento de dor para toda a família, nos solidarizamos com os familiares e amigos de Zenóbio Toscano, um grande político do nosso Estado, que deixa grandes lições e um legado de trabalho e luta pelo povo da Paraíba”, disse o presidente da ALPB, Adriano Galdino.

A Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup) lamentou o falecimento do prefeito de Guarabira. “É com grande pesar que recebemos a triste notícia do falecimento de Zenóbio Toscano. Uma pessoa que fez história na política paraibana, sobretudo, na política municipalista como prefeito de Guarabira por três gestões. Sem sombra de dúvidas é um homem que deixa seu legado”, lamentou o presidente da Famup, George Coelho.

A Famup externou ainda os sentimentos aos amigos e familiares. “Vivemos um momento delicado e perder alguém querido em uma fase tão desafiadora como a que estamos enfrentando é ainda mais doloroso. Palavras não são suficientes, por isso, rogo a Deus para que conceda aos familiares e amigos de Zenóbio o consolo necessário e força para saberem lidar com a perda deste homem que fará falta na vida de quem convivia com ele para além da política”, disse George.

O deputado estadual Eduardo Carneiro (PRTB) lamentou de Zenóbio Toscano. “O prefeito Zenóbio nos deixa uma lição de que a política é capaz de transformar a vida das pessoas. Suas passagens pela Prefeitura de Guarabira e pela Assembleia Legislativa nos mostram isso. É sem dúvida uma grande perda para o nosso Estado a partida de Zenóbio Toscano. Deixo o mais profundo pesar e sentimentos à família do político, pai, avô que nos deixa apenas boas recordações e exemplos. Meu abraço mais especial na minha amiga deputada Camila Toscano e na sua mãe, Léa”, disse Eduardo.

O vereador de João Pessoa Thiago Lucena (PRTB) destacou a atuação política exemplar do gestor e o protagonismo no desenvolvimento da Região do Brejo paraibano. Thiago prestou condolências à família pela partida de Zenóbio. “A Paraíba perde um homem com uma atuação política exemplar que tem um protagonismo na história e desenvolvimento do Brejo paraibano, especialmente no município de Guarabira. Peço a Deus que conforte os corações dos familiares e amigos”, disse.

Em nome da Executiva Municipal do Cidadania-JP, o vereador Bruno Farias, na condição de Presidente da legenda, solidarizou-se com a família e amigos pelo falecimento do prefeito de Guarabira.  "Neste momento de dor, nos solidarizamos com os familiares, amigos e admiradores de Zenóbio Toscano, externando, além do voto de pesar por essa grande perda,  o nosso agradecimento à dedicação e ao trabalho prestado por ele a toda a Paraíba”, disse Bruno.

O presidente do Cidadania-JP ainda ressaltou as virtudes do ex-prefeito de Guarabira: “Zenóbio, seja como deputado, secretário de Estado ou Prefeito, foi um grande homem público que pautou a sua vida sob os princípios da moralidade, da ética e do serviço em favor dos mais necessitados. Zenóbio deixa um acervo de importantes obras públicas e um legado de decência na atividade política. Que Deus o receba no Paraíso e que, através da fé, console o coração de todos".

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) disse que a Paraíba perde um grande homem público que ajudou no desenvolvimento do Estado e, principalmente do Brejo paraibano, colocando o município de Guarabira como um dos mais importantes da Paraíba. “É lamentável a partida do prefeito e amigo Zenóbio Toscano. A Paraíba hoje perde um grande homem público, ético e que foi fundamental para que o Estado se desenvolvesse. Deixo o meu mais profundo pesar e lamento aos familiares, em especial a minha amiga, companheira da Assembleia Legislativa, Camila Toscano”, disse Tovar.

O Sebrae Paraíba, por meio do Conselho Deliberativo Estadual (CDE), do superintendente Walter Aguiar, e dos diretores Luiz Alberto Amorim e Neto Franca, além de seus funcionários e colaboradores, se solidariza com a família e amigos pelo falecimento do prefeito de Guarabira e ex-deputado estadual, Zenóbio Toscano. O político, além de uma marcante trajetória na política do estado, também se destacou pelos incentivos e apoios constantes ao desenvolvimento dos pequenos negócios na Paraíba e ao Sebrae, além de ter participado de importante fórum do Sebrae no Brejo paraibano.