Posse do novo defensor público da Paraíba será nesta 4ª

A solenidade de posse do novo defensor público-geral do Estado da Paraíba, Ricardo José Costa Souza Barros, será realizada na próxima quarta-feira (16), no Auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna, localizado no prédio do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), no bairro de Jaguaribe. Ricardo foi nomeado pelo governador João Azevêdo Lins Filho e vai conduzir a Defensoria Pública estadual no biênio 2019/2020.

O novo DPG assumiu o cargo no último dia 4 de janeiro, durante Sessão Extraordinária do Colégio Superior da DPE-PB. Em reunião com a equipe de trabalho, Ricardo estabeleceu a criação de metas para os primeiros 100 dias do ano e solicitou a diretores e coordenadores a elaboração de relatórios setoriais sobre as atividades em execução.

Carreira – Na carreira há 32 anos, Ricardo Barros é o único defensor público a participar das quatro formações do Conselho Superior da Defensoria Pública da Paraíba e também foi o primeiro subdefensor nomeado por livre escolha do defensor público-geral. Já foi presidente e vice-presidente da Associação Paraibana dos Defensores Públicos (APDP) e exerceu, ainda, o cargo de secretário geral do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Além do curso de Direito, o novo defensor geral também é formado em Administração de Empresas e possui dois cursos de aprimoramento em Processo Penal ministrado pela Escola Superior da Magistratura (Esma).