Premiação aponta os melhores do Congresso na 5ª
20 de setembro de 2023
Redação

Os melhores senadores e deputados federais do ano serão conhecidos nesta quinta-feira, dia 21, às 20h, na cerimônia de entrega do Prêmio Congresso em Foco 2023, com a presença da imprensa, de parlamentares e convidados e transmissão ao vivo.

Serão apresentados os parlamentares que venceram nas categorias de “Melhores na Câmara” e “Melhores no Senado”, por votação popular na internet. A novidade da edição de 2023 da premiação é que, pela primeira vez, o público também escolheu os deputados e senadores que mais se destacaram por região do país (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste). O pleito virtual foi realizado entre 7 e 31 de agosto e contou com a fiscalização da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF).

Além da escolha popular, os parlamentares premiados também foram escolhidos por jornalistas que cobrem o Congresso Nacional e por um júri especializado. Os jurados definiram, ainda, os melhores nas categorias “Defesa do Clima e Sustentabilidade”, apoiada pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e “Defesa da Educação”, oferecida pelo Todos pela Educação.

O Prêmio Congresso em Foco foi criado em 2006 para fortalecer a democracia, estimular a cidadania a avaliar o desempenho de deputados e senadores e valorizar aqueles que, no entendimento da sociedade, melhor a representam.

Direitos humanos e processos

De acordo com as regras da premiação, puderam concorrer os deputados e senadores que exerceram o mandato por ao menos 60 dias este ano, os que não respondem a processos de improbidade administrativa nem a acusações criminais perante o Judiciário, e aqueles que não tenham feito, por meio de atos e declarações, apologia da tortura, da violência ou de outras práticas em flagrante confronto com o Estado Democrático de Direito e o respeito aos direitos humanos.

Prêmio Congresso Em Foco 2023

Dia 21, às 20h

Transmissão Online neste link: Link  

Compartilhe: