Desenvolvida pela ABEP-TIC, em parceria com o Ministério do Planejamento, a premiação destaca os avanços nos serviços ao cidadão por meio da tecnologia; inscrições vão até dia 20 de setembro
A Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC) anunciou a abertura das inscrições para a 19ª edição do Prêmio Excelência em Governo Eletrônico (e-Gov). A premiação, que acontece dia 8 de dezembro na abertura da 49ª edição do Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública (SECOP), visa reconhecer os projetos e trabalhos de governo eletrônico criados com a intenção de digitalizar e melhorar o serviço público.
O presidente da ABEP-TIC, Tasso Lugon, explica que o prêmio foi criado em 2002, em parceria com o Ministério do Planejamento, para reconhecer e valorizar os avanços feitos na gestão e nos serviços ao cidadão por meio da tecnologia. “O Prêmio e-Gov é a mais importante premiação de TIC para a gestão pública do país. Trata-se de uma forma de estimular o surgimento de soluções de TI para aperfeiçoar a administração pública, algo que, com a pandemia da Covid-19, ganhou ainda maior importância em razão do trabalho remoto forçado e da necessidade de maior acesso digital aos serviços prestados à população brasileira”.
Segundo Tasso, a pandemia obrigou as entidades públicas a se reinventarem e adotarem ainda mais a tecnologia para suprir as demandas. Por isso, espera-se que neste ano o número de projetos inscritos supere o da última edição, uma vez que importantes iniciativas contribuíram para o funcionamento do serviço público numa realidade completamente atípica.
Podem participar projetos de órgãos, entidades e empresas públicas federais, estaduais e municipais. As inscrições vão até as 17 horas do dia 20 de setembro. Para se inscrever, é necessário ter desenvolvido projetos na área de TIC, que ofereçam soluções para os serviços públicos digitais, tornando-os mais efetivos e facilitando a vida do servidor e cidadão. Cada entidade pode submeter no máximo 3 iniciativas em cada categoria.
As iniciativas submetidas à premiação devem seguir critérios como ineditismo, aperfeiçoamento de serviços e promoção da democratização do acesso e de oportunidades, promoção de interação com o governo e integração de funções, avanços significativos para garantir a segurança e a privacidade dos dados do cidadão, comprovação de resultados e possibilidade de replicação. Outro quesito que será critério de avaliação da comissão julgadora é a qualidade técnica da iniciativa.
Os trabalhos podem ser submetidos em duas categorias: e-Serviços Públicos e-Administração Pública. Na primeira, participam as iniciativas que facilitam a distribuição de informações e serviços ao cidadão e empresas, promovendo a interação direta entre o cidadão, o governo e iniciativas de democratização eletrônica. A segunda categoria se refere às iniciativas de governo eletrônico com foco na qualidade de integração entre os serviços governamentais, oferecendo reestruturação e aperfeiçoamento de processos, rotinas e projetos internos.
A classificação final será obtida por meio de uma segunda avaliação dos finalistas. Por fim, receberá o Prêmio Excelência em Governo Eletrônico a iniciativa com a maior nota final envolvendo as duas categorias. Para participar da solenidade de premiação, que acontecerá em Vitória (ES), o representante de cada uma das iniciativas finalistas receberá credencial franqueada, passagens e hospedagem de até 3 diárias em um dos hotéis do evento. O projeto classificado para o 1º lugar do Prêmio e-Gov receberá R$ 10 mil.
Na última edição do evento, realizada em 2019, o Prêmio e-Gov foi entregue para a iniciativa Paraná Inteligência Artificial (PIÁ), desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar). Com a finalidade de desburocratizar, simplificar e facilitar a vida dos paranaenses, o projeto viabiliza o acesso fácil a mais de 350 serviços como pagamento de contas, agendamento de atendimento em órgãos públicos, solicitação de renovação de documentos, emissão de guias de pagamentos, consulta de pontuação da CNH e até verificação de boletim escolar.
Mais informações e inscrições, acesse: https://www.secop.org.br/site/secop2021/premio-e-gov
Sobre a ABEP-TIC
Desde 1977, ano de sua criação, a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação – ABEP vem atuando na promoção e fortalecimento da cooperação entre suas associadas. Sua missão é promover a cooperação entre as suas associadas e participar efetivamente na formulação de políticas públicas de TIC, nas diversas esferas governamentais, visando ao fortalecimento da informática pública como instrumento de gestão, prestação de serviços e cidadania. Para saber mais, acesse www.abep-tic.org.br/
Jornalista, radialista e advogado, formado na UFPB, Hermes de Luna tem passagens nos principais veículos de comunicação da Paraíba. É MBA em Marketing Estratégico e em mídias digitais. Apresentador e editor de TV e rádio, também atuou na editoria de portais e sites do estado. Ganhador de vários prêmios de jornalismo, na Paraíba e no Brasil.