O presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, conselheiro Arhur Cunha Lima, prestigia a posse do juiz federal Carlos Rebelo Junior no cargo de Desembargador Federal. A solenidade de posse aconteceu, na tarde desta quarta-feira (09), no Pleno do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Recife, e foi conduzida pelo presidente da TRF5, desembargador federal Marcelo Navarro.
O Juiz Carlos Rebelo foi nomeado pela presidente Dilma Rousseff no dia 17 de agosto passado. Ele foi promovido pelo critério de antiguidade, e ocupará a vaga decorrente da aposentadoria do desembargador federal emérito Francisco Barros Dias.
Ao comentar a trajetória do magistrado, o conselheiro Arthur Cunha Lima destacou o saber jurídico, a respeitada atuação acadêmica e a larga experiência profissional do novo desembargador, que ingressou em 1988 na Justiça Federal em Pernambuco. Ele atuou como juiz do trabalho no Rio Grande do Norte e foi procurador autárquico da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste – SUDENE.
“O doutor Carlos Rebelo é uma referência na magistratura estamos falando de um mestre em Direito, de alguém que continuará dando uma grande contribuição à Justiça do nosso país”, afirmou o conselheiro Arthur Cunha Lima.
Perfil – Paraense de Alenquer, o juiz federal Carlos Rebêlo Júnior é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e, em Filosofia, pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). É também mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e professor de Direito Internacional Público da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Ele é o segundo juiz federal mais antigo da 5ª Região. Porém, como o mais antigo – o juiz federal Agapito Machado, titular da 21ª Vara Federal da Seção Judiciária do Ceará (SJCE)- renunciou à vaga, a antiguidade passou para Rebêlo.
Jornalista, radialista e advogado, formado na UFPB, Hermes de Luna tem passagens nos principais veículos de comunicação da Paraíba. É MBA em Marketing Estratégico e em mídias digitais. Apresentador e editor de TV e rádio, também atuou na editoria de portais e sites do estado. Ganhador de vários prêmios de jornalismo, na Paraíba e no Brasil.