A primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins, prestigiou, nesta terça-feira (23), as comemorações pelos 35 anos da Fundação Centro Integrado à Pessoa com Deficiência (Funad), que ocorreram no pátio da Fundação, no bairro Pedro Gondim, em João Pessoa. O evento, que contou com apresentações culturais, marcou também a celebração pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, que transcorreu no último domingo (21).
Após a solenidade, Ana Maria Lins, que foi homenageada pela sua contribuição à causa da pessoa com deficiência, conheceu as novas instalações da Funad que, pela sua importância na qualidade de vida e no desenvolvimento dos usuários, reforçam o compromisso do Governo da Paraíba com a inclusão, como o novo prédio da Escola Estadual de Educação Especializada Ana Paula Ribeiro Barbosa Lira e a Oficina Ortopédica, que confecciona órteses e próteses desde 2023, melhorando a qualidade de vida de muitos paraibanos que necessitam desses aparelhos para mobilidade e autonomia nas tarefas cotidianas.
A primeira-dama parabenizou a Funad pelos 35 anos de atuação no Estado e reafirmou, em nome do governador João Azevêdo, o compromisso da gestão com a inclusão dos paraibanos. “Hoje é dia de festa, de celebrar os 35 anos de uma instituição que, ao longo do tempo, tem mudado vidas, transformado realidades e cumprido a grande missão do poder público: promover políticas de inclusão. E essa atribuição a Funad tem exercido com muita maestria, uma vez que é referência nas áreas de reabilitação, diagnóstico, inserção no mercado de trabalho e educação”, disse Ana Maria Lins durante a solenidade, abrilhantada pela apresentação da Banda da Polícia Civil da Paraíba e do Grupo de Percussão formado por usuários da Funad.
“O Governo da Paraíba, sob a condução do governador João Azevêdo, tem deixado sua marca na Funad, seja com a recente entrega da reforma das instalações, com o novo prédio da Escola Estadual Ana Paula Ribeiro e com a abertura da primeira oficina ortopédica do Estado”, acrescentou a primeira-dama, ao elencar outras ações no fortalecimento da inclusão, como o Núcleo de Apoio à Pessoa com Deficiência no Hospital de Trauma de Campina Grande, os novos Centros de Atendimento à Pessoa com Autismo e também os Centros Especializados de Reabilitação em vários municípios.
A presidente da Funad, Simone Jordão, observou que as comemorações dos 35 anos da Fundação ocorrem em um bom momento, com o aumento na qualidade e na oferta de serviços. “Eu sempre digo que, a cada período, nasce uma ‘Funadzinha’ aqui, agregando serviços que são extremamente importantes, como a Oficina Ortopédica e as novas instalações da Escola Ana Paula, que funcionava numa estrutura bem menor — e essas conquistas dos usuários e dos seus familiares ocorreram na gestão do governador João Azevêdo. Esses investimentos vêm fortalecer um trabalho que a Funad desenvolve para além dos muros da instituição, assegurando direitos e beneficiando toda a sociedade, porque somos transversais a todas as áreas”, afirmou, ao evidenciar a importância da Funad na conscientização da sociedade e na consequente quebra de preconceitos.
O secretário de Estado da Educação (SEE), Wilson Filho, parabenizou a Funad e destacou as parcerias entre a pasta e a Fundação. “Nestes 35 anos, quero parabenizar o trabalho feito por todo o time da Funad em prol de uma sociedade mais justa, de uma sociedade que respeite a todos — tudo isso sob a liderança do governador João Azevêdo, que transformou, ao lado do vice-governador Lucas Ribeiro, a história da Funad”, completou.
Atualmente, mais de 10 mil usuários recebem o acompanhamento da Funad em toda a Paraíba — só na sede da Fundação, na Capital, são quatro mil atendimentos, em áreas como fisioterapia, fonoterapia, terapia ocupacional e psicologia, além de artes visuais, teatro, música, dança e atividades aquáticas. Apoio pedagógico, cursos e inserção no mercado de trabalho completam o suporte que tem transformado, há três décadas e meia, a vida de pessoas com deficiência.
Mudanças testemunhadas por mães, como Graziela Ferreira. “Queria agradecer por esses 33 anos que estamos aqui — a mesma idade que tem o meu filho Erick. Nosso profundo agradecimento por esses anos e por toda a dedicação de todos os funcionários daqui”, agradeceu.
A dona de casa Maria da Penha Izidro, do município de Guarabira, também testemunhou a transformação na vida do neto, usuário da Funad há mais de 20 anos. “Quando eu entrei aqui, o meu neto não andava direito, não falava, não comia sozinho — quer dizer, não tinha nenhuma independência. Hoje, 20 anos depois, sou feliz pela independência que ele tem. Agradeço a Deus, primeiramente, e o atendimento da Funad, que mudou e muito depois do governador João Azevêdo”, comentou.
A solenidade de comemoração pelos 35 anos da Funad e pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi prestigiada também pela vice-presidente da Instituição, Ana Carla Perazzo, por representantes de diversos órgãos e secretarias do Governo do Estado, assim como por entidades que protegem os direitos de PcDs na Paraíba.
Jornalista, radialista e advogado, formado na UFPB, Hermes de Luna tem passagens nos principais veículos de comunicação da Paraíba. É MBA em Marketing Estratégico e em mídias digitais. Apresentador e editor de TV e rádio, também atuou na editoria de portais e sites do estado. Ganhador de vários prêmios de jornalismo, na Paraíba e no Brasil.