O Programa Seu Voto Importa reabriu o prazo de inscrição para eleitores e eleitoras com deficiência ou mobilidade reduzida que ainda não solicitaram o transporte especial gratuito para chegar ao local de votação nas Eleições Gerais de 2026. O serviço será oferecido a 143 municípios paraibanos.
Aqueles eleitores(as) que já solicitaram o serviço no 1° turno, não precisam pedir novamente o transporte para o 2° turno. Os novos interessados poderão requerer o serviço até as 18h do dia 22 de outubro.
O transporte é destinado a quem possui deficiência ou mobilidade reduzida e que não dispõe de meios para o deslocamento até o local de votação. Para solicitar o transporte, o eleitor ou eleitora deverá acessar o formulário por meio do LINK . Também será possível chegar ao formulário pelo WhatsApp do TRE-PB: (83) 3512-1500, ou pela bio do Instagram @trepboficial.
Na Paraíba, 204 eleitores utilizaram o serviço, distribuídos em 12 municípios, entre eles: Salgado de São Félix, Alagoa Grande, Pedra Lavrada, Taperoá, Diamante, Boa Ventura, Nova Olinda, Amparo, Sumé, Duas Estradas, Juazeirinho e Cajazeiras.
A 42ª Zona Eleitoral de Itaporanga registrou grande procura pelo serviço nos municípios de Boa Ventura, Diamante e Nova Olinda.
Solicitação
A solicitação deverá conter as informações necessárias para a análise do pedido, incluindo a documentação que comprove a deficiência ou a dificuldade de locomoção, conforme as regras do Programa. Também poderão solicitar o serviço pessoas com deficiência física temporária, idosos, gestantes com risco de perda gestacional e pessoas obesas.
O programa, criado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e executado de forma descentralizada pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), tem como objetivo reduzir barreiras de deslocamento e ampliar as condições para o exercício da cidadania por meio do voto.
Quem tiver o pedido atendido receberá informações sobre o horário aproximado em que será buscado. Durante o transporte, os responsáveis pelas pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida deverão prestar a assistência necessária para o embarque, desembarque e deslocamento dessas pessoas. Caberá à Justiça Eleitoral exclusivamente disponibilizar o transporte, não sendo de sua responsabilidade prestar assistência para a locomoção dos passageiros.
A relação dos 143 municípios abrangidos pelo programa na Paraíba é a seguinte:
Lucena
Riachão do Poço
Itabaiana
Mogeiro
Salgado de São Félix
São José dos Ramos
Mataraca
Riachão do Bacamarte
Alagoa Grande
Alagoinha
Juarez Távora
Areia
Borborema
Cuitegi
Pilões
Serraria
Alagoa Nova
Lagoa Seca
Matinhas
Caiçara
Logradouro
Alcantil
Natuba
Areial
Riachão
Boa Vista
Caraúbas
Gurjão
São João do Cariri
Olivedos
Damião
Sossêgo
Baraúna
Frei Martinho
Nova Palmeira
Pedra Lavrada
Picuí
São José do Sabugi
Várzea
Assunção
Livramento
Taperoá
Quixaba
Camalaú
Monteiro
São João do Tigre
São Sebastião do Umbuzeiro
Zabelê
Cacimbas
Desterro
Maturéia
Mãe D’Água
Teixeira
Lagoa
Pombal
São Domingos
Catingueira
Emas
Piancó
Itaporanga
Serra Grande
São José de Caiana
São José de Princesa
Marizópolis
Bom Sucesso
Brejo dos Santos
Mato Grosso
Poço de José de Moura
Santa Helena
Belém do Brejo do Cruz
São José do Brejo do Cruz
Carrapateira
Monte Horebe
Conceição
Ibiara
Santa Inês
Santana de Mangueira
Boa Ventura
Curral Velho
Diamante
Nova Olinda
Pedra Branca
Amparo
Congo
Ouro Velho
Prata
Sumé
Juripiranga
Pedras de Fogo
Pilar
São Miguel de Taipu
Duas Estradas
Pilõezinhos
Serra da Raiz
Sertãozinho
Casserengue
Montadas
Condado
Malta
São Bentinho
São José de Espinharas
Vista Serrana
Cajazeirinhas
Bernardino Batista
Joca Claudino
Poço Dantas
Uiraúna
Vieirópolis
Juazeirinho
Junco do Seridó
Santo André
Tenório
Coxixola
Parari
São José dos Cordeiros
Caturité
Curral de Cima
Jacaraú
Pedro Régis
Barra de São Miguel
Boqueirão
Cabaceiras
Riacho de Santo Antônio
São Domingos do Cariri
Lastro
Nazarezinho
Santa Cruz
São Francisco
Areia de Baraúnas
Cacimba de Areia
Passagem
Salgadinho
Santa Teresinha
São José do Bonfim
Aguiar
Igaracy
Santana dos Garrotes
Algodão de Jandaíra
Bom Jesus
Cachoeira dos Índios
Cajazeiras
Serra Redonda
Caldas Brandão
Jornalista, radialista e advogado, formado na UFPB, Hermes de Luna tem passagens nos principais veículos de comunicação da Paraíba. É MBA em Marketing Estratégico e em mídias digitais. Apresentador e editor de TV e rádio, também atuou na editoria de portais e sites do estado. Ganhador de vários prêmios de jornalismo, na Paraíba e no Brasil.