Projeto “Ação Comunitária” capacita jovens

Durante sessão especial realizada na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na última sexta-feira (27)foram entregues 75 certificados de conclusão de cursos profissionalizantes à jovens de várias comunidades da Capital. A ação faz parte do projeto “Ação Comunitária”, que ofereceu cursos de recepcionista, atendimento ao público, porteiro e zelador de condomínio.



O idealizador do projeto social, vereador João Almeida (Solidariedade), afirmou que o programa vem mudando a vida de milhares de pessoas na Capital paraibana, garantindo capacitação profissional, dignidade e diminuindo os índices de violência nas comunidades. Segundo o parlamentar, cerca de cinco mil alunos já foram capacitados, e 10% desse total já estão trabalhando.



O projeto oferece vários cursos de capacitação, em diversas áreas. Com a ajuda de parceiros, o gabinete do parlamentar organiza toda a estrutura necessária nas comunidades para ensinar aos moradores sobre uma atividade profissional, a exemplo de recepcionista, atendente, cabeleireiro, zelador e porteiro de condomínio, além de secretariado e técnico de informática.



De acordo com João Almeida, na conclusão dos cursos, os alunos recebem certificados e “a certeza dos idealizadores de que estão preparados para buscar seu espaço no mercado de trabalho”.



Emoção e alegria marcam falas dos oradores das turmas



Os alunos não escondiam a alegria e a satisfação de receber os certificados das mãos do vereador João Almeida. Cada turma teve o seu orador, que foi à tribuna da Casa para agradecer a oportunidade e demonstrar sua alegria pela conclusão do curso. Pela turma de porteiro e zelador, falou Jackeline da Silva, da comunidade Girassol, em Mangabeira. “Agradeço, primeiramente, a Deus, e ao vereador, que nos presentearam com esse projeto”, disse.



Já pelas turmas do curso de recepcionista e atendimento ao público, falaram Amanda Nogueira, Josefa Vasconcelos e Lívia Emanoeli, residentes no Bairro das Indústrias. As três agradeceram a oportunidade e afirmaram que o curso é mais um impulso para que elas possam ingressar no mercado de trabalho.



A mesa da sessão foi formada pelo vereador João Almeida; pelo secretario adjunto de Administração do Município, Eduardo Pedrosa; pelo coordenador do Sine de João Pessoa, Adenio Lima; pelo professor e coordenador dos cursos do “Ação Comunitária”, Júlio César; pelo presidente da associação e fundador da comunidade Girassol, João Bosco Ferreira; e pela representante da comunidade de Mumbaba, Diele Silva.



Projeto já capacitou cerca de cinco mil alunos



O vereador João Almeida explicou que o projeto “Ação Comunitária” existe desde o seu primeiro mandato, já capacitou cerca de cinco mil alunos e, desse total, já colocou 10% desse total no mercado de trabalho. “Tem aluno que terminou o curso e hoje trabalha em uma clínica, como recepcionista, ou em um condomínio, como porteiro, e outros chegaram a colocar seu próprio negócio, como um salão de beleza”, contou. Ele ainda informou que o projeto tem levado para as comunidades, além de toda estrutura logística, professores, coordenadores e material de estudo.



O parlamentar destacou o orgulho e a satisfação de poder reconhecer o esforço desses alunos com a entrega dos certificados. “Nos dá muito orgulho poder transformar a vida das pessoas para melhor. Agora vocês [alunos] podem conseguir seu espaço, sem precisar de ninguém. Que venham mais turmas e mais certificados”, comemorou.



O professor Júlio César informou que forem entregues 75 certificados e que, até o final do ano, deve chegar à marca de cinco mil, ao todo. “Emprego tem, só não tem muitas pessoas qualificadas”, enfatizou.



O coordenador do Sine Municipal, Adenio Lima, classificou a inciativa como louvável e considerou que o curso será um diferencial na vida de cada um dos alunos. “Capacitação é primordial. Os que terminam os cursos e continuam se aprimorando tem mais chance no mercado de trabalho”, disse. O presidente da Associação da Comunidade Girassol, João Bosco, homenageou João Almeida com um certificado de reconhecimento pelo trabalho voluntário de ajudar as pessoas.