Projeto de Jutay cria Semana Estadual da Inclusão Digital da Pessoa Idosa



Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) projetam que as pessoas acima dos 60 anos já são 15% da população brasileira, chegando a mais de 33 milhões. O levantamento estima que até 2030 este grupo alcançará os 40% da população, ultrapassando a marca de 73 milhões de pessoas. Com o objetivo de criar políticas públicas de valorização da pessoa idosa, o deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos) apresentou na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) o projeto de Lei 1.428/23, que institui a Semana Estadual da Inclusão Digital da Pessoa Idosa.



De acordo com o deputado, a Semana Estadual será realizada anualmente do dia 27 de setembro ao dia 3 de outubro. O projeto estabelece que o Poder Público e as entidades da sociedade civil poderão promover ações, oficinas, capacitações, palestras, campanhas publicitárias e demais eventos com vistas à inclusão digital da pessoa idosa.



“Nossa gente está vivendo mais e todos os dados apontam para um aumento gradativo da longevidade no Brasil. Esta constatação nos impõe a necessidade de garantir uma vida com mais qualidade e respeito aos direitos desta parcela da população. Aliado a isto, é urgente a implementação de políticas de valorização daqueles que já passaram dos 60 anos”, destacou Jutay.



Para o deputado, além dos cuidados com a saúde, é essencial a formulação de programas que possam viabilizar a inclusão digital da pessoa idosa. “Estamos caminhando rápido para uma realidade em que o virtual será dominante e esta população precisa estar preparada para novas ferramentas. Estamos falando de acesso à saúde, informação, entretenimento e até segurança”, reforçou.