Ficou evidente, durante a palestra da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) na Universidade Federal da Paraíba, no sábado (22), que o governo do estado terá muitas dificuldades de convencer até setores que estão mais próximos deles de que a terceirização da Educação deve ser encarada como “gestão pactuada”. Na mesa, a secretária de Ação Social, Cida Ramos, que já disputou a Prefeitura de João Pessoa, representou o governador Ricardo Coutinho (PSB) e, no início de sua fala, teve que ouvir vaias da plateia basicamente formada por estudantes universitários.
Os protestos contra a privatização interromperam os trabalhos. Foi preciso o presidente estadual do PT, Jackson Macedo, interferir e pedir calma à plateia, para que Cida Ramos pudesse falar. O que chamou a atenção da cena é que, teoricamente, o público presente está mais alinhado ideologicamente com o governador Ricardo Coutinho. A reação demonstra um claro descontentamento com a prática que será adotada.
Ainda há muito para se explicar sobre o tema. A terceirização incomoda setores estudantis, sindicais e dos servidores públicos. O discurso da gestão pactuada, ficou claro no evento da UFPB, não convenceu.
Jornalista, radialista e advogado, formado na UFPB, Hermes de Luna tem passagens nos principais veículos de comunicação da Paraíba. É MBA em Marketing Estratégico e em mídias digitais. Apresentador e editor de TV e rádio, também atuou na editoria de portais e sites do estado. Ganhador de vários prêmios de jornalismo, na Paraíba e no Brasil.