O deputado estadual Raniery Paulino (PMDB) fez um alerta grave, nesta terça-feira (6), da tribuna da Assembleia Legislativa. O grave episódio do Lar do Garoto em Campina Grande pode se repetir em outras unidades prisionais do estado. Ele lembrou que vem recebendo denúncias de servidores da Fundac desde a semana, mas o governo, o Judiciário e o Ministério Público não teriam dado atenção.
Ele mostrou um relatório concluído no último dia 17 de maio, onde expõe a situação de adolescentes internos no centro de ressocialização ‘Edson Mota’, em João Pessoa. Segundo ele, uma comitiva de parlamentares fez uma visita à essa unidade e contatou que a lotação é de 69 interno, mas hoje já tem 196.
Raniery disse que os adolescentes sequer têm uma colher para fazer refeições, embora reconheça que a qualidade da comida servida é boa. O deputado lamentou que a direção da Fundac, logo após a visita, tenha baixado uma portaria proibindo o “acesso de pessoas estranhas” ao centro ‘Edson Mota’.
Jornalista, radialista e advogado, formado na UFPB, Hermes de Luna tem passagens nos principais veículos de comunicação da Paraíba. É MBA em Marketing Estratégico e em mídias digitais. Apresentador e editor de TV e rádio, também atuou na editoria de portais e sites do estado. Ganhador de vários prêmios de jornalismo, na Paraíba e no Brasil.