A reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Terezinha Domiciano, realizou, nesta segunda-feira (22), reunião no gabinete da Reitoria para assinatura do contrato de Contratação de Remanescente de Obras de Engenharia para a Conclusão do Laboratório de Prototipagem (LabProt) do Centro de Engenharia de Energias Renováveis (CEAR/UFPB). O evento contou com a presença da vice-reitora, professora Mônica Nóbrega, do diretor do CEAR, professor Euler Macêdo, do vice-reitor do Centro, professor Marçal Rosas Filho, e do coordenador do laboratório, professor Cícero Souto.
A conclusão do prédio é essencial para possibilitar infraestrutura ao laboratório voltado ao desenvolvimento acadêmico, científico e tecnológico da UFPB.
Dessa forma, o objeto do contrato firmado com a empresa UN Engenharia LTDA é justamente a execução dos serviços de engenharia necessários à conclusão das obras do laboratório, no valor de R$ 273.096,52. O contrato tem vigência de um ano, contudo, segundo explicou o professor Cícero Souto, durante a reunião a empresa informou que há possibilidade de conclusão em 180 dias.
O diretor do CEAR, professor Euler Macêdo, destacou que a estruturação dos laboratórios possibilita a realização de pesquisas, experimentos, análises e outras atividades essenciais para o avanço científico, tecnológico e acadêmico da universidade.
Conforme informou o professor Cícero Souto, o objetivo do LabProt é a fabricação de protótipos experimentais para as pesquisas científicas de graduação e de pós-graduação, bem como fabricação de kit´s didáticos utilizados nas disciplinas de graduação. O LabProt atenderá as demandas dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia e Energias Renováveis, e os programas de pós-graduação dos dois cursos do Centro.
O LabProt será dividido em três ramos da prototipagem: prototipagem mecânica, prototipagem rápida e prototipagem de placas de circuito impresso. Nesse caso, será possível fabricar protótipos mecânicos funcionais em metais e polímeros e fabricar placas de circuito impresso para montagem de circuitos eletrônicos.
A obra do LabProt terá um pavimento, com a área construída de 100 m². Como foi projetado junto ao Laboratório de Sistemas e Estruturas Ativas (LaSEA), o equipamento se tornará uma edificação com 160 m², mantendo o estilo das edificações da UFPB. A retomada da obra envolverá, principalmente, serviços como colocação de piso e esquadrias (janelas e portas), acabamento interno e externo, instalações de cabeamento de rede, elétrica, hidráulica e sanitária, instalação das peças sanitárias e do acesso independente para os sanitários acessíveis, e instalações de proteção contra descargas atmosféricas.
Entre os participantes da reunião com a reitora Terezinha Domiciano, também estavam a superintendente de Orçamento e Finanças Quézia Alves de Souza, o superintendente de Infraestrutura, Antônio da Silva Sobrinho Júnior, e o representante da empresa UN Engenharia LTDA, Ugo Rafael Gonçalves Nóbrega.
Jornalista, radialista e advogado, formado na UFPB, Hermes de Luna tem passagens nos principais veículos de comunicação da Paraíba. É MBA em Marketing Estratégico e em mídias digitais. Apresentador e editor de TV e rádio, também atuou na editoria de portais e sites do estado. Ganhador de vários prêmios de jornalismo, na Paraíba e no Brasil.