Ricardo resiste à candidatura de Barbosa no PSB

O ex-ministro Joaquim Barbosa vai enfrentar resistência dos governadores do Nordeste, que são ligados ao ex-presidente Lula. A direção nacional socialista marcou encontro do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal com lideranças regionais e e incluiu o governador Ricardo Coutinho (da Paraíba) que tem restrições ao lançamento de uma candidatura própria à Presidência da República.

Governadores como Ricardo Coutinho e Paulo Câmara (de Pernambuco) querem um alinhamento com o Partido dos Trabalhadores, para insistir na candidatura do ex-presidente Lula,mesmo sabendo que ele enfrenta problemas na Justiça Comum e vai se deparar com a barreira da Lei da Ficha Limpa, na Justiça Eleitoral.

Nesta quinta-feira, Ricardo Coutinho disse ao Valor que ainda não se aproximou do ex-ministro do Supremo e que “o tempo é exíguo”. Coutinho ainda explica que o “carisma” de Barbosa não vem da política, o que pode ser um problema, informa publicação do do BR 18, do Estadão.

Já o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, busca um alinhamento com o PT na eleição nacional para fortalecer sua reeleição no Estado. Ainda em Pernambuco, o deputado Tadeu Alencar afirma que há “cautela” em relação ao nome de Barbosa, pois os governadores já costuravam alianças locais.