Rinaldo Mouzalas é homenageado em sessão conjunta da CMJP e ALPB
6 de outubro de 2023
Redação

O advogado Rinaldo Mouzalas foi homenageado na tarde desta quinta-feira, 5, com as medalhas Cidade de João Pessoa e Epitácio Pessoa numa sessão conjunta da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) e da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) no plenário do legislativo estadual e sob a presidência do deputado Adriano Galdino (PSB). Na Câmara, a proposta foi do vereador Carlão (PL), vice-presidente da Casa, enquanto que na Assembleia, o autor do projeto de honraria foi o deputado estadual Wallber Virgolino (PL).

“Como advogado eu me sinto honrado com o sucesso de Rinaldo, sendo escritor e citado em outros países. Ele é o mesmo homem simples que foi meu aluno nos tatames de jiu-jitsu. Ele sempre deixou sua marca onde entrou. E a marca é sempre a paciência, a calma diante das dificuldades. Rinaldo é um homem consagrado a Deus e merece a vitória porque ela se deu por méritos”, destacou Carlão.

“Rinaldo é um advogado que venceu pelos próprios méritos, levando o nome da Paraíba por toda parte. É um bom cidadão, marido, irmão, amigo e tenho orgulho de poder reconhecer seu valor. Você é meu amigo, mas atualmente você é um amigo da Paraíba”, disse Wallber Virgolino.

“A Paraíba foi palco de um encontro inusitado. Filhos de uma família portuguesa, Souza e Silva e a Mouzalas, de origem grega. Cidadãos do velho mundo vieram buscar novos horizontes na América e aqui seus filhos se conheceram e se uniram formando a família de Rinaldo e Eliane, pais de Jules, Giordano e Rinaldo. A casa da família era sem portão e recebia a todos lá. Rinaldo sempre teve vocação inabalável para a advocacia e tem propósito firme no aperfeiçoamento da doutrina”, lembrou Valberto Azevedo, sócio do homenageado.

Na tribuna da ALPB, Rinaldo Mouzalas agradeceu as honrarias que lhe foram concedidas: “Recebo as comendas e expresso minha profunda gratidão, sentimento essencial e transcendente que sempre adotei como força motriz em minha história. Mais importante que a chegada é o caminho, que ensina em todos os passos”. O advogado lembrou do esforço de seus pais para que ele e seus irmãos pudessem estudar e citou aqueles que estiveram ao seu lado em diversos momentos de sua vida profissional, começando pelo estágio no Tribunal de Justiça da Paraíba, de onde seria depois assessor. Depois de graduado, passou a advogar e abriu um escritório com três cadeiras para cinco advogados, que se tornaria um dos mais renomados do Estado.

Advogado, Sócio Patrimonial do Mouzalas Azevedo Advocacia; Graduado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (2002); Mestre em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (2013); Doutorando pela Universidade Federal de Pernambuco; Professor da Universidade Federal da Paraíba; Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual; Membro da Associação Norte e Nordeste dos Professores de Processo; Membro da Associação Brasileira de Direito Processual; Acadêmico da Academia Paraibana de Letras Jurídicas. Prestou consultoria, junto à Câmara dos Deputados, na elaboração do projeto do Código de Processo Civil de 2015.

Estiveram presentes à sessão familiares, amigos e muitas autoridades, a exemplo do procurador geral do Estado, Fábio Andrade; o prefeito em exercício de João Pessoa, Leo Bezerra (PSB); o procurador geral de Justiça, Antônio Hortêncio; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Paraíba, Harrison Targino; o conselheiro Fernando Catão, representando o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB); a juíza Francilucy Rejane Sousa, representando o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba; o deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) e o juiz auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba, Fábio José de Araújo e o vereador Thiago Lucena (PRTB).

Compartilhe: