Robôs mostram habilidades em tarefas domésticas
23 de julho de 2014
Redação

Quem nunca sonhou em ter um auxiliar incansável para ajudar nas tarefas do lar? Essa é uma das promessas dos competidores da categoria RoboCup@Home. Vinte equipes de 11 países concorrem às provas da modalidade dentro da RoboCup 2014. As competições seguem até esta quinta-feira (24), no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, em João Pessoa. O Governo da Paraíba é o realizador local do torneio.

Entre os competidores da categoria estão os espanhóis com o robô Reem@LaSalle. Para os desenvolvedores, o humanoide já é uma realidade no mercado, mas precisa ser produzido em escala industrial para ter o valor reduzido e assim ser adquirido pelas pessoas comuns. “Atualmente, esse tipo de robô custa em média 120 mil Euros e já é utilizado em alguns países, principalmente, na função de garçom”, explicou Sammy Pfeiffer, da Robotics Enginnner.

O ambiente montado no pavilhão de competições lembra uma residência com móveis e utensílios domésticos, distribuídos pelos cômodos da casa. Os robôs da categoria, que respondem a comandos de voz, executam as tarefas sugeridas pelo juiz e acumulam pontos dependendo da eficácia da execução e do tempo gasto na realização do trabalho. De acordo com os organizadores, os testes aplicados mudam anualmente de modo a se tornarem mais avançados.

Depois de passarem pelos desafios da primeira etapa, os robôs se submeteram à segunda fase dos testes na terça-feira. Em uma das provas, eles tiveram que praticar ações corriqueiras como, por exemplo, pegar uma bebida e entregar a alguém, se apresentar a uma pessoa desconhecida, questionar o operador até obter uma informação que foi dada de forma incompleta. Nesta quarta-feira, que é o terceiro dia de competições, a primeira prova da categoria acontece às 10h.

Premiação – Os vencedores da RoboCup 2014 vão ganhar troféus. A equipe campeã da categoria humanoide AdultSize (tamanho adulto) ficará, durante um ano, com a taça Louis Vuitton, esculpida em cristal e desenhada especialmente para o evento. Na sexta-feira (25), acontece o Simpósio Internacional da RoboCup para pesquisadores, professores, estudantes e interessados na área.

Cobertura nacional – Desde que começou a RoboCup, na segunda-feira, os veículos da imprensa local e nacional já passaram pelo Centro de Convenções. O apresentador do Globo Esporte e ex-jogador de vôlei, Tande, gravou para o programa que será exibido no próximo domingo (27). Nesta quinta-feira (24), o Programa “Encontro com Fátima Bernardes” fará uma entrada ao vivo direto do evento. Também na manhã desta quarta-feira, a RoboCup 2014 rendeu matéria para o noticiário nacional “Bom Dia Brasil”.

Transmissão e resultados – As pessoas também podem acompanhar a transmissão das competições em tempo real pelo link http://ativawebgroup.com/aovivo/ e ficar por dentro da tabela de resultados no link http://robocup2014-results.herokuapp.com/#.

Compartilhe: