A secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena, proferiu, na manhã desta terça-feira (22), palestra na Robocup 2014 (Copa do Mundo de Robótica), abordando o tema “A Robótica frente aos desafios educacionais: mudança de realidades”. Na ocasião, ela destacou a participação da rede estadual paraibana na competição com menos de um ano da implantação da robótica nas escolas. A Robocup é um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, que está acontecendo pela primeira vez no Brasil, no Centro de Convenções em João Pessoa.
Segundo a secretária Márcia Lucena, houve muitas críticas quando foi implantada essa tecnologia nas escolas. “Diziam que as escolas estavam caindo, então por que inserir laboratório de informática, tablet, robótica? As escolas podem estar caindo, mas as pessoas que estão ali dentro precisam ser levantadas”, enfatizou.
Ela lembrou que a estrutura de algumas escolas é de 50 anos atrás e as reformas estão sendo feitas, mas outros investimentos não podem esperar. “Invadimos a educação com tecnologia, porque nós temos pressa, a juventude tem pressa, a sociedade tem pressa. Caso contrário, para onde irão os nossos estudantes, se não tiverem acesso à tecnologia, teríamos que criar um planeta à parte para o analfabeto tecnológico? Por isso, estamos dando a oportunidade de estarem inseridos nesse mundo”, comentou.
O ensino da robótica na rede estadual é desenvolvido atualmente com 150 laboratórios em escolas de 101 municípios, beneficiando 4.838 professores e 137.727 alunos. Os laboratórios foram adquiridos, buscando promover ao educando do Ensino Médio o estudo e o aprofundamento de conceitos, conteúdos e temáticas das áreas do conhecimento, bem como fortalecer a apreensão de conteúdos específicos, o desenvolvimento cultural, social, pessoal e intelectual, uma vez que aprimora a capacidade de concentração, autoestima, consciência crítica, relacionamento interpessoal, comunicação e motivação pela pesquisa científica e conhecimento lógico.
Este ano, o Estado da Paraíba esteve em segundo lugar no ranking de participação da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), com 285 equipes, sendo 1.140 alunos. Na Paraíba, 44 Escolas Estaduais distribuídas em 33 Municípios, com maior destaque para os Municípios de Campina Grande (19 Equipes) e João Pessoa (57 Equipes) enviaram 448 equipes da rede estadual.
Visita aos estandes – Visitando o estande da Secretaria da Educação na Robocup 2014, Márcia Lucena contemplou um dos resultados da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Otávia Silveira, localizada em Mogeiro, apresentado pelos professores de Física Cláudio Lima e de Matemática Fábio Alves, e sua equipe de alunos do 2º ano do Ensino Médio. Os professores apresentaram um projeto de Mecânica Estática de um guindaste que funciona à bateria e um projeto de Ecotech de uma roda gigante que se move com luz solar. Simultaneamente, acontecia uma oficina de Robótica Educacional, ministrada aos visitantes do evento pelo professor de robótica da rede estadual, Severino Lourenço, que ensinava as crianças a montar um secador de mão.
A aluna do 2º ano do Ensino Médio da Escola Otávia Silveira, de Mogeiro, Silvanessa Guedes, disse que esse é para ela um momento novo e muito interessante, por ter a oportunidade de conhecer a robótica e utilizá-la para evolução da criatividade. “O ensino da robótica em sala de aula melhorou meu aprendizado e o contato com os colegas, para o trabalho em equipe”, observou.
Maria Aparecida Domingos, também aluna da mesma série da Escola Otávia Silveira, considerou muito importante o evento, por desenvolver a interatividade entre os participantes. Ela disse estar encantada com as inovações tecnológicas que podem ser exploradas por meio da robótica.
Jornalista, radialista e advogado, formado na UFPB, Hermes de Luna tem passagens nos principais veículos de comunicação da Paraíba. É MBA em Marketing Estratégico e em mídias digitais. Apresentador e editor de TV e rádio, também atuou na editoria de portais e sites do estado. Ganhador de vários prêmios de jornalismo, na Paraíba e no Brasil.