Ruy considera avanço da ALPB voto aberto

O presidente do PSDB na Paraíba, Ruy Carneiro, primeiro parlamentar a apresentar uma proposta de fim do voto secreto nas votações da Assembléia Legislativa, quando exerceu o mandato de deputado estadual, considerou um avanço a atual legislatura aprovar a proposta ainda que parcialmente. Ele lamentou que a derrubada do sigilo não tenha sido total, como já acontece em outras assembleias, na Câmara Municipal de João Pessoa e na própria Câmara dos Deputados, onde defendeu o projeto.

Ruy lembrou que quando deputado estadual apresentou projeto nesse sentido por várias vezes, mas nunca conseguiu maioria na Casa para aprovar a mudança. “O povo tem direito de acompanhar o mandato parlamentar, a atuação do representante que escolheu nas eleições e isso inclui saber como ele vota, qual a atitude dele diante de temas polêmicos, difíceis, e até de definições como a cassação de um mandato. A transparência do voto é um dever do parlamentar em respeito a quem lhe escolheu para o exercício legislativo”, avaliou.

 

A Assembléia Legislativa da Paraíba aprovou na sessão de ontem (10) o fim do voto secreto nas votações para apreciação de vetos do governador do Estado, para decidir por intervenção do Estado em municípios e escolha do interventor, mas manteve o sigilo quando se tratar de votação para cassação de mandatos. Outros casos em que o voto secreto ainda permanece dizem respeito ao regimento interno e serão discutidos posteriormente pelos deputados.

 

 

 

Assessoria de Imprensa