Saiba mais sobre o auxílio emergencial do governo

Por causa da pandemia do novo coronavírus, o governo federal anunciou o pagamento de um auxílio emergencial no valor de R$ 600, por três meses, para trabalhadores autônomos, desempregados e microempreendedores.

Para receber o auxílio, é necessário ser maior de 18 anos de idade. Pode receber quem não tem trabalho com carteira assinada, idosos e pessoas com deficiência que ainda não receberam o Benefício de Prestação Continuada (BPC), pessoas que não recebem benefício previdenciário ou assistencial, seguro-desemprego ou renda de algum programa federal de transferência de renda. Caso queira, o Bolsa Familia pode ser substituído temporariamente pelo auxílio emergencial, mas não é possível receber os dois ao mesmo tempo. As regras também valem para imigrantes e refugiados.

É importante saber que apenas dois membros da família podem receber o auxílio emergencial. Mulheres que são as únicas responsáveis pelas despesas da casa podem receber duas cotas do auxílio por mês, ou seja, R$ 1.200.

Para receber o pagamento, o primeiro passo é estar cadastrado no aplicativo da Caixa Econômica Federal pelo celular ou no CadÚnico. Mesmo sem crédito no celular, é possível acessar o aplicativo.

Você também pode acessar o site auxilio.caixa.gov.br. Caso não tenha acesso à internet ou ao celular, pode se dirigir a uma das agências da Caixa ou casas lotéricas.

Se ainda tiver dúvidas, ligue para o telefone 111, número criado pela central da Caixa exclusivamente para tratar desse assunto.

Estar bem informado é essencial para proteger você a todos à sua volta. Compartilhe informações seguras com sua família, amigos e colegas. Saiba mais sobre as ações do UNICEF contra o coronavírus no site unicef.org.br.