Sebrae Paraíba reforça importância de avaliar perfil para os pequenos negócios

Figura fundamental para o sucesso de um negócio, o consumidor é, também, peça-chave para entender para qual público direcionar as ações de vendas e marketing de uma empresa. Dessa forma, o Sebrae Paraíba destaca, neste Dia Mundial do Consumidor, a necessidade e importância de se avaliar o perfil do público para que as iniciativas de fidelização de clientes, entre outras, tenham mais eficácia, refletindo em boas vendas e satisfação do consumidor.

Segundo explicou a gerente da agência regional do Sebrae Paraíba em Guarabira, Jacy Viana, descobrir o perfil do consumidor significa estar próximo do cliente. Dessa forma, é possível conhecer suas necessidades, saber o que o consumidor deseja e quais valores são observados em determinado produto, incluindo fatores culturais, sociais e psicológicos.

“São vários os benefícios que o empreendedor pode obter conhecendo bem o perfil do seu cliente, entre eles, otimizar as estratégias de vendas, marketing e atendimento. Ou seja, com perfil bem definido, o empreendedor pode chegar mais próximo do cliente e obter uma fatia maior de mercado. Por isso, a importância de conhecer bem o perfil do consumidor para alinhar expectativas as demandas reais do seu público-alvo”, enfatizou.

Para conhecer esse perfil, é preciso seguir algumas recomendações. Uma delas é a realização de pesquisas de mercado, já que, por meio delas, é possível identificar novas oportunidades de negócio e observar a concorrência. Monitorar as redes sociais também é uma iniciativa que pode ser benéfica para o empreendedor, pois além de aumentar a visibilidade do negócio, ajuda a entender as necessidades do público.

Por fim, o empresário deve construir um relacionamento com os clientes, de modo a ter uma base de fidelidade. Promoções, como as encontradas durante toda a semana em que se comemora o Dia Mundial do Consumidor, também representam uma forma bastante eficaz para atrair e fidelizar o cliente.