Sebrae presta consultoria para recuperação de áreas rurais no Cariri

Unir a preservação ambiental com a sustentabilidade dos pequenos negócios rurais. Esse é o objetivo de uma consultoria que o Sebrae Paraíba está realizando, em parceria com prefeituras municipais, em três cidades do Cariri do estado, para a recuperação de áreas rurais degradadas às margens do rio Paraíba. O trabalho consiste na implantação de unidades experimentais de sistemas agroflorestais em propriedades de produtores rurais dos municípios de Caraúbas, Congo e Camalaú.

Conforme o projeto, em cada município, em áreas próximas ao rio, está sendo implantada uma unidade experimental, de modo que os produtores possam aprender a metodologia e replicá-la para outros empreendedores rurais. De acordo com o consultor credenciado do Sebrae Paraíba, Ezequiel Sóstenes, em um primeiro momento a consultoria atua com a aplicação de técnicas para o manejo e a conservação do solo, buscando recuperá-lo e devolver a sua capacidade produtiva, para que então sejam iniciadas as etapas de cultivo.

Nesse segundo momento, a intenção é aliar o cultivo de plantas nativas, que contribuam para a recuperação das áreas degradadas nas imediações do rio, com o de plantas de interesse agrícola e de alimentação para os animais, que beneficiem os empreendedores rurais.

“Além da utilização de várias tecnologias sociais, metodologias de uso e de conservação de solo e de captação de água, serão cultivadas na área várias espécies de forrageiras, árvores frutíferas, plantas nativas e cultivos agrícolas, intensificando o potencial produtivo sustentável da área. Desse modo, a unidade experimental, de forma inovadora, se tornará uma espécie de laboratório vivo e servirá para a experimentação, como instrumento metodológico, na formação de lideranças ambientais e de multiplicadores de práticas agroecológicas”, explicou o consultor.

Para que o trabalho da consultoria seja desenvolvido, um produtor rural de cada município será assistido semanalmente, para o acompanhamento e aperfeiçoamento das unidades experimentais implantadas. Além disso, também estão sendo realizadas diversas ações de formação e capacitação, em formato presencial e on-line, que compartilham conhecimentos sobre o tema para dezenas de empreendedores rurais do Cariri paraibano. Em uma dessas ações, um encontro híbrido reuniu produtores da região com pesquisadores de outros países, como Israel, Estados Unidos e Honduras, para o compartilhamento de conhecimentos e experiências.

De acordo com a gerente regional do Sebrae Paraíba no Cariri, Madalena Arruda, o objetivo da consultoria é sensibilizar os empreendedores rurais, de modo a unir sustentabilidade e geração de negócios. “Nosso propósito é sensibilizar o empreendedor rural para a implantação de práticas que não se preocupem apenas com o lucro, mas também com a sustentabilidade ambiental do seu entorno e da sua comunidade, quebrando o paradigma de que práticas sustentáveis são ações apenas para grandes empresas”, explicou.

Ainda falando sobre a consultoria, a gerente do Sebrae também destacou o legado que o trabalho pretende proporcionar para a região. “Com esse trabalho, queremos demonstrar que os pequenos empreendedores podem sim implementar estratégias sustentáveis, com viabilidade econômica, social e ambiental. Essa intervenção do Sebrae é uma preocupação com um futuro mais sustentável, começando desde já, com tarefas simples e próximas a nós, como é a recuperação de áreas degradadas do rio Paraíba”, acrescentou Madalena Arruda.