Senadora destaca necessidade de interação entre povo e parlamento

Na manhã desta sexta-feira (10), a senadora Daniella Ribeiro (PP) debateu a transparência e a interação com o cidadão como caminhos para o sucesso na atividade parlamentar. A palestra fez parte da programação do 2º Encontro Conselho Nacional do Poder Legislativo Municipal das Capitais (Conalec) e do 1º Encontro Paraibano de Câmaras Municipais, realizados no Centro Cultural Ariano Suassuna, no Tribunal de Contas do Estado (TCE) e promovidos pelo Legislativo Municipal pessoense.

Daniella Ribeiro destacou que antes de ocupar uma cadeira no Senado Federal, foi vereadora de Campina Grande e deputada estadual da Paraíba. “Talvez meu mandato mais importante tenha sido o de vereadora. Sei o quanto ele foi forte e importante na minha vida. O maior desafio não é de estar no meio do povo e levar as demandas das pessoas à Câmara, foi levar as pessoas até a Câmara”, destacou a parlamentar, acrescentando que foi presidente da Comissão de Finanças da Câmara e sentia falta da participação do povo em audiências públicas sobre o orçamento da cidade.

A senadora destacou que sua campanha sempre foi voltada para o mandato popular, tanto na Câmara de Campina Grande quanto na Assembleia Legislativa da Paraíba e sentiu falta da população quando assumiu a cadeira no Senado. “Como verão o que estou fazendo se estou tão distante? Então criamos o ‘Você no Senado’, um projeto arrojado através do qual levamos pessoas de classes e segmentos diferentes para participarem do dia a dia do Senado ao meu lado, durante três dias, fazendo tudo que faço”, explicou, destacando que o projeto teve uma pausa durante a pandemia de Covid-19, mas vai retornar.

“O que move todos nós é o dia a dia com a população. Por isso deixo o desafio: para que vocês possam trazer as pessoas para dentro das câmaras. Que elas possam participar, não necessariamente de forma física, pois hoje as ferramentas de participação são bem maiores do que se tinha anteriormente”, concluiu Daniela Ribeiro.

O II Conalec e o Encontro Paraibano de Câmaras Municipais aconteceram na quinta (9) e sexta-feira (10), reunindo representantes de 187 municípios paraibanos e de 16 capitais do país a fim de fortalecer o parlamento mirim do Brasil. Os eventos tiveram a participação do presidente da República em exercício, o senador Rodrigo Pacheco, além de outras autoridades que compuseram a programação de palestras dos encontros.