Série ‘FIOS’ é vencedora, na categoria TV, do Prêmio Sebrae de Jornalismo



A série FIOS, da TV CORREIO, foi a classificada na etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria vídeo. A série abordou o grande momento de produção do algodão orgânico na Paraíba - plumas branca e naturalmente colorida.




Na categoria texto, o trabalho classificado foi "No campo da pandemia - Moradores da zona rural dão exemplo de determinação, mostram como se readaptaram e estão minimizando os efeitos da covid-19", do portal Ideia Positiva; e na categoria áudio, a vencedora da etapa estadual foi a Band News FM Manaíra, com a reportagem "Um por todos - Negócios sociais deixam legado além do lucro". Não houve inscritos na Paraíba na categoria fotojornalismo.






Considerada a maior premiação de jornalismo empreendedor, o Prêmio Sebrae de Jornalismo, em sua 8ª edição, já conta com os vencedores estaduais na Paraíba em suas quatro categorias (texto, áudio, vídeo e fotojornalismo). Os vencedores agora concorrem na etapa regional e, em seguida, na etapa nacional.




As categorias desta edição foram pensadas para contemplar a diversidade de linguagem e de formatos dos conteúdos jornalísticos, com temas relacionados ao universo dos microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas, e foco na importância das MPE para o enfrentamento da pandemia, como: empreendedorismo, produtividade e competitividade, inovação e startups, inclusão produtiva e sustentabilidade, transformação digital, políticas públicas e legislação e acesso a crédito.


Os trabalhos inscritos da Paraíba foram avaliados por um júri técnico e apenas os selecionados em cada categoria disputarão a Etapa Regional. Os vencedores da etapa nacional serão conhecidos em janeiro de 2022.

A série FIOS teve cinco episódios e contou o processo de toda a cadeia produtiva do algodão orgânico na Paraíba. Trouxe história de empreendedores, agricultores familiares e cooperativas. Abordou temas como empreendedorismo, resiliência nos negócios e produção sustentável.

A série foi produzida, editada e teve reportagens de Hermes de Luna. As edições de imagens foram de Eufênia Coelho. A série foi exibida originalmente no programa Correio Debate, de segunda à sexta-feira, e reparesentada no telejornal Jornal da Correio e no Correio Cidades, que é exibido aos domingos.