Sete startups da Paraíba são aprovadas para programa de aceleração da InovAtiva Brasil

Considerado o maior programa de aceleração de startups da América Latina, o InovAtiva Brasil, desenvolvido pelo Sebrae em parceria com o Ministério da Economia, divulgou nesta terça-feira (12) a lista de startups aprovadas para o seu ciclo 2022.1. Entre as candidatas selecionadas, sete startups são da Paraíba, cujos projetos inovadores receberão mentorias e capacitações gratuitas do programa.

Conforme a lista divulgada pelos organizadores, foram selecionadas as startups paraibanas PayPlay, FastTap, e-troka, Goniotech, Tooday – Educação com performance, Pirraio Tech e Revigorada Mente. Ao todo, o ciclo 2022.1 selecionou 330 startups, de todo o Brasil, que inscreveram seus projetos inovadores.

Com a aprovação, de forma totalmente gratuita, os empreendedores selecionados receberão capacitação, terão a oportunidade de fazer conexões com investidores, parceiros, potenciais clientes e grandes players do ecossistema de inovação, além de se inserirem em um espaço que trará visibilidade para as startups participantes.

De acordo com os organizadores, o ciclo 2022.1 do InovAtiva Brasil será dividido em duas etapas: Aceleração e Conexão. Durante a primeira etapa, os empreendedores terão acesso a mentorias individuais e coletivas, com especialistas do mercado e conteúdos sobre empreendedorismo. Para finalizar essa etapa, os organizadores irão promover o InovAtiva Day, evento em que os empreendedores participam de uma agenda de palestras e painéis voltados à temática empreendedora e de treinamentos de pitch.

 

Em seguida, os projetos que apresentarem maior potencial seguem para a segunda etapa, Conexão, na qual os empreendedores recebem mentorias individuais especializadas para o desenvolvimento de seus negócios. Após essa segunda fase, o ciclo 2022.1 é totalmente encerrado com o InovAtiva Experience, evento em que as startups recebem o feedback de mentores no Demolation e, ao final, têm a oportunidade de apresentar suas soluções para a maior banca de investidores do país, no Demoday.

 

De acordo com a analista técnica do Sebrae Paraíba, Ivana Sena, das sete startups selecionadas no estado, cinco já eram atendidas pela instituição através de outros serviços e soluções, o que demonstra a contribuição do Sebrae para o amadurecimento e desenvolvimento dessas empresas e empreendedores.

 

“O InovAtiva é um hub com iniciativas para todo o ecossistema de inovação, desde a formação do empreendedor, aceleração de negócios e conexão com os atores do ecossistema, até o impacto socioambiental positivo, tornando o programa uma plataforma completa de apoio ao empreendedorismo inovador no Brasil”, acrescentou a analista, ao destacar os benefícios do programa para os participantes.

 

Sobre o InovAtiva - Realizado pela Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia e pelo Sebrae, o InovAtiva tem execução da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI), em co-execução em rede com Impact Hub e a Associação Brasileira de Startups (Abstartups). Desde a sua criação, em 2013, já foram selecionadas mais de 3.100 startups para participar dos programas InovAtiva Brasil e InovAtiva de Impacto Socioambiental em todo o país.

O objetivo da política pública é contribuir para apoiar a criação de uma nova geração de soluções e otimizar o potencial das startups nacionais. Para mais informações sobre os programas e as startups selecionadas, os interessados devem acessar o endereço https://www.inovativa.online/.