Social Media Day: 9 livros para turbinar seu marketing digital

Nesta quinta (30) é comemorado o Dia da Mídia Social e o Brasil é um dos 90 países que participa da programação comemorativa. A iniciativa do Social Media Day surgiu em 2010 pelo site estadunidense Mashable, que promove debates sobre o tema e estimula os usuários a usarem a hashtag é #SMday.

Além de celebrar os avanços sem precedentes das redes sociais, que revolucionaram a forma de comunicar no mundo, a data reforça todo o potencial das tecnologias que ainda pode e deve ser explorado. Assim, para quem já é social media ou pretende desenvolver estas habilidades, selecionamos nove obras da DVS Editora, especializada em livros de negócios e inovação.

1. Unbound Marketing (Rafael Kiso)

Tudo o que você precisa saber para criar uma estratégia de resultados exponenciais usando o poder do ambiente digital. Este livro apresenta uma metodologia cuja proposta reúne, em um único framework, as principais estratégias de vendas em ambiente digital.

Em Unbound Marketing, Rafael Kiso apresenta cinco passos para colocar em prática o verdadeiro marketing centrado nas pessoas e ensinar a transformar clientes em promotores do seu negócio através das mídias sociais.

Onde comprar: Amazon

2. Planejamento de marca no ambiente digital (Felipe Morais)

Em Planejamento de marca no ambiente digital, Felipe Morais, que já atendeu marcas como Mercedes-Benz, Bradesco, Coca-Cola, Danone, Sanofi, Chevrolet e Puma, traz uma metodologia inovadora chamada 5Ps do branding: promessa, percepção, propósito, posicionamento e pessoas.

Os pilares do branding são apresentados pelo consultor de planejamento digital a partir da análise de 60 aspectos na vida de uma empresa.

Onde comprar: Amazon

3. Instagram Marketing (Rafael Terra)

Livro indicado para quem busca se comunicar de forma engajadora e conhecer todas as possibilidades de gerar mais negócios através do Instagram.

Você vai conhecer tudo o que realmente está funcionando na rede social, além de aprender a criar conteúdos e anúncios irresistíveis aos seguidores apaixonados pela sua marca: aqueles que seguem, curtem e compram. 

Onde comprar: Amazon

4. Marketing digital na prática (Paulo Faustino)

Aprenda na prática como criar do zero uma estratégia de marketing digital para promover qualquer tipo de negócio ou produto, em qualquer país do mundo.

Vivemos na era da informação e da atenção, em que gerar vendas através dos canais digitais é uma tarefa cada vez mais difícil e complexa. Logo, apenas dominar as plataformas e ferramentas digitais não é a solução.

Por isso, o livro oferece um olhar prático e pragmático sobre a importância da estratégia, como tirar partido das principais plataformas e ferramentas de marketing digital disponíveis e como aplicar todo esse conhecimento no desenvolvimento e promoção de qualquer tipo de negócio ou produto.

Onde comprar: Amazon

5. Marketing de conteúdo: a moeda do século XXI (Rafael Rez)

Este livro é sobre o presente e o futuro do marketing. Ele tem começo, mas não tem fim. Ao terminar de ler a última página, você deve seguir adiante e escrever sua própria história, seja você um profissional do setor, um empreendedor, um produtor de conteúdo ou diretor de alguma empresa.

Esta leitura pretende expandir sua mente, ajudar a conectar os pontos, mostrar como trabalhar como gente grande que está na vanguarda do mercado. A obra apresenta o marketing de conteúdo em todas as suas formas, cores e sabores: planejamento, tráfego, geração de leads, vendas, tecnologia, ferramentas, tendências, práticas, produção, métricas e muito mais.

Onde comprar: Amazon   

6. Gatilhos mentais (Gustavo Ferreira)

Descubra todo o poder do copywriting e das palavras que vendem. Nesta obra, o leitor descobrirá como aplicar na prática 32 gatilhos mentais no seu negócio, indo além de uma simples comunicação de vendas para convencer seu cliente com mensagens altamente persuasivas.

São estratégias comprovadas para construir um negócio sólido usando todos os recursos da mente humana ao seu favor, de forma ética, íntegra e lucrativa.

Onde comprar: Amazon

7. Instagram para negócios (Júlia Munhoz)

Ideal para quem quer usar o Instagram para alavancar ou até mesmo criar um negócio. Júlia Munhoz, empreendedora digital, explica por que a maioria das pessoas e empresas está cometendo grandes erros ao usar o Instagram.

Com toda sua experiência desde o início da rede social, Júlia traz uma direção totalmente nova, na qual é possível ter um Instagram de sucesso, aumentando as vendas e a lucratividade mesmo que você tenha poucos recursos iniciais.

Onde comprar: Amazon

8. Copywriting (Paulo Maccedo)

Se você ler este livro da primeira à última página, aprenderá a pensar como copywriter. Assim, não ficará mais refém de gurus de marketing e nem precisará consultar uma planilha com gatilhos mentais toda vez que for escrever um texto de vendas.

Paulo Maccedo mostra como aumentar o poder de comunicação e ensinar a desenvolver discursos altamente persuasivos e vendedores. Um conteúdo diferente de tudo que já foi lançado em português até hoje.

Onde encontrar: Amazon 

9. Instagram, WhatsApp e Facebook (Luciano Larrossa)

Este livro é para quem quer dominar as vendas online. Nele é possível aprender a trabalhar de forma correta os três principais canais de vendas do momento: Instagram, WhatsApp e Facebook.

Seja através da criação de conteúdo ou de anúncios pagos, este livro irá mostra o caminho que precisa de percorrer para ter uma presença online eficaz. Muitos empreendedores acreditam que criar uma conta numa rede social ou ter um site já é o suficiente. Na verdade, esse é apenas o primeiro passo.

O que publicar, quando publicar, que anúncios fazer ou como fazer esses anúncios são apenas alguns dos aspectos que precisa de dominar para ter êxito online.

Onde encontrar: Amazon