Sudene coordena grupo para debate desafios da governança na era digital
27 de julho de 2024
Redação

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste será uma das instituições participantes da Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados, evento promovido pelo IBGE e que vai abordar a soberania nacional em Geociências, Estatísticas e Dados, com foco nos riscos e oportunidades do Brasil na Era Digital. O encontro será no Rio de Janeiro, entre 29 de julho e 2 de agosto, no Campus Maracanã da Universidade do Estado (UERJ). O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, vai coordenar o Grupo de Trabalho (GT) 8, no dia 30, das 14h às 17h, quando fará uma explanação sobre os desafios e oportunidades tecnológicas para os setores públicos e privados.

“A Sudene reconhece a relevância de acompanhar de perto as transformações e tendências tecnológicas, visando implementar ações e políticas que alinhem os interesses da região Nordeste aos esforços nacionais em direção ao desenvolvimento sustentável”, destaca Danilo Cabral. Estará em pauta a importância de pesquisas e ações no Nordeste, considerando a inovação e tecnologia na governança e no papel das instituições frente aos desafios sociais, ambientais e econômicos. A ideia da Sudene é compartilhar suas experiências e conhecimentos, buscando estabelecer parcerias com outras instituições. “A conferência traz uma oportunidade para a Sudene contribuir com a construção de um panorama favorável à inclusão e ao desenvolvimento tecnológico na região”, enfatizou o superintendente.

O GT 8 também contará com as participações de Tânia Bacelar (Consultoria Econômica e Planejamento (Ceplan), Alfredo José Pessoa de Oliveira (Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE), Ana Cristina de Almeida Fernandes (Universidade Federal de Pernambuco – UFPE) e Paulo de Martino Jannuzzi (Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE/IBGE. Eles vão falar, respectivamente, sobre potencial do Nordeste na ciência, tecnologia e inovação; produção e disseminação de dados e informações do Nordeste; revolução digital e centralidade territorial por intensidade de inovação dos centros urbanos brasileiros: uma proposição metodológica; e proposta de abordagem: relevância das pesquisas para políticas públicas regionalizadas.

O evento contará com mesas redondas sobre “A Era Digital e suas interfaces com as instituições de Estado”, “Os riscos e oportunidades tecnológicas para o setor público e privado”, “Os riscos e oportunidades da Era Digital para a Cultura”, “A comunicação transversal digital e os riscos e oportunidades para produtores e usuários”. Entre os temas que serão abordados pelos grupos de trabalho estão “governança soberana e novo ambiente de dados”, “Oportunidades para o Nordeste na Era Digital”, “incorporação de registros administrativos como fonte de dados oficiais”. No final da conferência, será apresentado um relatório consolidado por tema dos grupos de trabalho. Além de discutir os riscos e oportunidades de governança na Era Digital, a conferência vai tratar da consolidação do Sistema Nacional de Geociências, Estatística e Dados (SINGED).

Compartilhe: