Sudene realiza visita técnica guiada ao projeto Cidades Inteligentes de Campina Grande

Será realizada uma abertura no Auditório da Superintendência de Transportes Públicos (STTP) e, em seguida, os participantes irão conhecer a área de demonstração de tecnologias de cidades inteligentes que funciona no local. Haverá, também, um tour nas ruas do centro para conferir o funcionamento das câmeras. O projeto – fruto de um convênio firmado entre Sudene e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) – está sendo viabilizado por um repasse da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste no valor de R$ 2 milhões e prevê a instalação de 20 câmeras de vídeo monitoramento; software de reconhecimento facial com inteligência artificial; servidor para armazenamento de imagens; e quatro câmeras capazes de identificar placas de veículos, operadas a partir do Centro de Comando e Operações da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos. A iniciativa promove a integração de soluções de tecnologia para modernizar a gestão da segurança pública local.

A execução do projeto é da ABDI e a prefeitura ficou responsável pela definição da área e por garantir todo apoio necessário para a implantação dos equipamentos. Este projeto faz parte da estratégia da Sudene de interiorização do desenvolvimento regional a partir de uma rede de cidades capazes de ampliar o alcance das ações propostas pela superintendência. O modelo que está sendo implantado em Campina Grande será utilizado em outros municípios que compõem o G52, grupo de cidades-polo idealizado pela Sudene com o objetivo de ampliar o alcance de políticas e programas de desenvolvimento regional. Campina Grande faz parte desse grupo.

A criação de uma rede de cidades faz parte da estratégia territorial do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), utilizando como referência as regiões geográficas intermediárias identificadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O PRDNE conta com eixos importantes para o projeto Cidades Inteligentes, entre eles o de inovação (eixo condutor do plano) e o de desenvolvimento institucional, que vem contribuindo com a gestão municipal.

A visita guiada terá como público alvo gestores públicos dos municípios-polo da Sudene e demais municípios com potencial de replicação da área de demonstração. O convênio entre a Superintendência e a ABDI prevê um total de cinco visitas para divulgar a área de demonstração e promoção da cadeia produtiva associada ao mercado de soluções tecnológicas para Cidades Inteligentes.

Serviço:

Visita técnica guiada ao projeto “Cidades Inteligentes” de Campina Grande (PB)

Data: 19/04/2022

Hora: A partir das 10h

Endereço: Auditório da Superintendência de Transportes Públicos (STTP). Rua Cazuza Barreto,113, Catolé, Campina Grande.

Programação:

10 às 11h: Abertura/Auditório

11h30 às 12h: Visita ao CCO

12 às 14h40: Tour nas ruas com equipamentos