A penúltima sessão do conselheiro Fernando Catão no Tribunal de Contas da Paraíba foi marcada pela emoção e pela aprovação unânime da resolução que concede a ele a Medalha Cunha Pedrosa, a mais alta honraria da Casa. O documento, assinado pelo presidente Fábio Nogueira, destaca “a competência técnica, a firmeza de caráter e o zelo inquebrantável” do homenageado, além de seu papel no aperfeiçoamento dos mecanismos de fiscalização e na defesa do patrimônio público.

Surpreso com a homenagem, Catão agradeceu emocionado: “O presidente Fábio Nogueira e os demais colegas me surpreendem e me fazem orgulhoso dessa homenagem. Preciso dizer que nada mais fiz aqui além da minha obrigação”, afirmou, encerrando: “Posso dizer que bem dediquei meu tempo à honrosa condição de conselheiro do Tribunal de Contas da Paraíba.”
Durante a sessão, Fábio Nogueira destacou que “a homenagem traduz o reconhecimento profundo desta Casa a quem consagrou o melhor da sua inteligência, probidade e espírito público”, e concluiu:
“O nome do conselheiro Catão repousará como símbolo de uma trajetória honrada e fecunda. Obrigado por tudo, mestre Catão.”
O conselheiro Arnóbio Viana ressaltou o legado humano e técnico do colega:“Fernando Catão é história, probidade e capacidade técnica. E, o que pouca gente sabe, é um humanista. Sinto orgulho desta convivência.”
Nominando Diniz afirmou que “ao aprovarmos a resolução, já dissemos tudo. Resta-nos parabenizá-lo por sua história dentro e fora do Tribunal”.
O vice-presidente André Carlo Torres lembrou que, por trás da fama de rigor, há “um coração leve e brando”:“Você, Catão, semeou e colheu o fruto do seu trabalho. Merece a admiração de todos nós.”
Já Antonio Gomes Vieira Filho destacou:“Catão conduziu este Tribunal não com mão de ferro, mas com lhaneza, presteza e grandeza.”
A conselheira Alanna Camilla Vieira agradeceu “pelos conselhos preciosos e pelo legado de competência e honestidade”.
O conselheiro substituto Renato Sérgio Melo o definiu como “homem de bom espírito, caráter e virtude”, e Marcus Vinícius Farias completou: “Sempre atuou com eficiência e pensando no bem comum.”
Em nome do Ministério Público de Contas, o procurador Marcílio Toscano Franca Filho afirmou que Catão é exemplo de diversidade e competência:“A homenagem celebra uma trajetória marcada pelo compromisso com a coisa pública.”
Representando a OAB, o advogado Johnson Abrantes destacou a trajetória pública do conselheiro e sua contribuição à Transposição do Rio São Francisco: “Mais belo que a aparência é o caráter, mais valioso que o teor é o ser. Isso define o conselheiro Catão.”
A entrega da Medalha Cunha Pedrosa ocorrerá na próxima sessão plenária, a última antes da aposentadoria de Fernando Catão.
Jornalista, radialista e advogado, formado na UFPB, Hermes de Luna tem passagens nos principais veículos de comunicação da Paraíba. É MBA em Marketing Estratégico e em mídias digitais. Apresentador e editor de TV e rádio, também atuou na editoria de portais e sites do estado. Ganhador de vários prêmios de jornalismo, na Paraíba e no Brasil.