TCE cria grupo de trabalho para combater analfabetismo
22 de maio de 2024
Redação

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) anunciou a criação de um grupo de trabalho dedicado a analisar os altos índices de analfabetismo nos municípios paraibanos.

A iniciativa foi revelada pelo presidente do TCE-PB, conselheiro Nominando Diniz Filho, durante a sessão do Pleno nesta quarta-feira (22). A preocupação surgiu após a divulgação de dados do IBGE que colocam a Paraíba como o terceiro estado com maior taxa de analfabetismo no Brasil, destacando os municípios de São Domingos e Vieirópolis entre os dez com maiores percentuais.

O grupo será coordenado pelo conselheiro Fernando Rodrigues Catão, que já possui experiência na área da educação como relator de auditorias coordenadas.

Inicialmente, 50 municípios serão analisados, com base nos dados percentuais do Censo Demográfico de 2022. O objetivo é identificar os principais obstáculos que contribuem para essa situação e buscar soluções junto aos gestores públicos, conforme explicou o presidente Nominando Diniz.

Essa iniciativa também reflete a preocupação do Farol do Desenvolvimento da Paraíba, uma entidade que reúne lideranças do setor produtivo privado, da academia e da sociedade civil organizada, visando contribuir com o desenvolvimento do estado.

📌DADOS DO IBGE -Os dados do IBGE mostram que a região Nordeste continua liderando o índice de analfabetismo no Brasil, com 14,2%, o dobro da média nacional. Entre os dez municípios com maiores índices de analfabetismo, apenas Alto Alegre (36,81%) pertence à região Norte, enquanto os demais são do Nordeste, incluindo São Domingos (33,77%) e Vieirópolis (32,9%) na Paraíba.

Compartilhe: