TCE-PB propõe parcerias em Pacto pela Primeira Infância, em reunião com universidades
24 de fevereiro de 2025
Redação

Pacto pela Primeira Infância no Estado da Paraíba. Esta foi pauta de uma reunião, nesta segunda-feira (24), de conselheiros e auditores do Tribunal de Contas da Paraíba com representantes de quatro universidades. O presidente do TCE-PB, conselheiro Fábio Nogueira, conduziu o encontro, que formalizou o convite para que a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e o Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB) participem da parceria no fortalecimento das políticas públicas infantis.

O conselheiro André Carlo, que coordena o grupo de trabalho no TCE-PB sobre o Pacto, reforçou a ênfase na primeira infância e apresentou os pontos programáticos da iniciativa. Ele anunciou a constituição de uma auditoria operacional. André Carlo citou uma ação recente de um questionário enviado aos 223 prefeitos para mapear a situação das políticas públicas no Estado. Apenas 11 municípios ainda não responderam a pesquisa.

O diretor da auditoria e Fiscalização, Eduardo Albuquerque destacou as auditorias já realizadas pelo TCE-PB, duas delas coordenadas, com foco na educação, incluindo auditorias coordenadas em creches e maternidades. “A proposta é contribuir com os gestores e implementar técnicas de boa governança, além de desenvolver ações alinhadas ao planejamento estratégico”, disse.

Instituições integradas

A professora Célia Regina, reitora da UEPB destacou a importância da integração das instituições de ensino superior e médio na Paraíba em um programa articulado pelo Tribunal de Contas. Na reunião, ela estava acompanhada do chefe de gabinete, Luciano Albino; e da pró-reitora de graduação, Vagda Rocha, Célia Regina observou que, além das auditorias, o TCE-PB está interessado em questões educativas e outras políticas públicas. “A UEPB, com mais de 50% de seus cursos voltados para licenciaturas e um grande número de estudantes matriculados, está comprometida em contribuir com o projeto, especialmente por meio de suas linhas de pesquisa e formação de professores”. Ela concluiu parabenizando o TCE-PB pelo trabalho desenvolvido e expressou otimismo em relação aos avanços que podem ser feitos na educação paraibana.
Mapeamento das informações

Já o professor Cláudio Baptista, representante da UFCG, destacou a importância da educação como um caminho para desenvolvimento e evolução da sociedade. Ele também parabenizou a iniciativa do Tribunal em buscar colaboração acadêmica e enfatizou a necessidade de especialistas em diversas áreas, como pedagogia, economia e saúde, para enfrentar os desafios educacionais do Estado, que apresentam índices preocupantes. Baptista também mencionou a relevância de um sistema integrado de políticas para a infância, apontando que a coleta de informações e dados é essencial para a elaboração de projetos eficazes. Ele deixou claro seu apoio à causa e a importância de um sistema estadual que complementa as iniciativas nacionais.

Índices preocupantes

A professora Iris Braz, representante da UFPB, durante a reunião no Tribunal de Contas do Estado, destacou a importância da intersetorialidade e da colaboração entre diferentes áreas, como saúde, educação e direitos. A professora ressalta que, embora haja avanços institucionais, muitas vezes as ações ficam aquém do esperado, devido à falta de integração entre as instituições. Ela lamentou os altos índices de abandono escolar e enfatizou a necessidade de fomentar a educação desde a primeira infância, promovendo uma formação integral e cidadã. Iris também menciona a responsabilidade compartilhada entre famílias e o Estado, para garantir que os direitos da infância sejam respeitados e defendidos, propondo um diálogo contínuo com os diversos atores envolvidos para alcançar resultados significativos no futuro.

Para a professora Iris Braz é importante colocar a primeira infância como prioridade nas políticas públicas, enfatizando que investir nos primeiros anos de vida é fundamental para a formação integral das crianças. Ela ressaltou a necessidade de articulação entre os entes federados e a sociedade civil para que as ações voltadas à educação infantil sejam planejadas de forma contínua e sustentável. Segundo Iris Braz, “o Pacto da Primeira Infância representa um compromisso com a efetivação dos direitos das crianças, alinhado aos preceitos constitucionais, e que, para ser bem-sucedido, deve contar com monitoramento e transparência em todas as etapas de sua implementação”.

A professora também citou que a UFPB tem desenvolvido pesquisas e projetos que colaboram com a produção de conhecimento técnico–científico na área, contribuindo para a avaliação e aprimoramento das práticas de cuidado e educação. Por fim, Iris Braz enfatizou que a parceria entre instituições de ensino, órgãos de controle e entidades da sociedade é importante para garantir a continuidade e a efetividade das políticas voltadas à primeira infância, transformando em ações concretas o compromisso com o desenvolvimento integral das crianças.

Colaboração essencial

Lucrécia Teresa Gonçalves Petrucci, pedagoga do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), também participou da reunião e ressaltou a importância de políticas públicas integradas que assegurem o desenvolvimento pleno das crianças nos primeiros anos de vida. A professora enfatizou a necessidade de colaboração entre instituições educacionais, órgãos governamentais e a sociedade civil para implementar ações efetivas que promovam o bem-estar e o desenvolvimento integral das crianças na Paraíba.

O professor Ramiro Manoel Pinto Gomes Pereira, assessor especial de Inovação e Empreendedorismo da IFPB, também participou do encontro, que teve a presença da professora Adelaide Alves, presidente do Conselho Estadual da Primeira Infância. Pelo TCE, participaram os auditores do controle externo, Adriana Rego, Leonardo Rodrigues, Marcus Felipe e Ivo Cilento.

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