TCE-PB reúne agentes públicos e contadores para apresentar avanços do Sagres
30 de novembro de 2023
Redação

O Tribunal de Contas do Estado vai reunir, nesta sexta-feira (01), no auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna, agentes públicos, contadores e pessoal técnico responsável pelo envio de informações contábeis dos respectivos jurisdicionados. O encontro, que terá a participação do presidente do TCE, conselheiro Nominando Diniz, tem como objetivo a apresentação, treinamento e exigências das novas ferramentas do Sagres – Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade, a partir de janeiro de 2024.

O conselheiro Nominando Diniz explicou que a iniciativa faz parte do planejamento estratégico do Tribunal, que a cada ano avança no aperfeiçoamento de seu sistema de informações contábeis, visando mais celeridade e ampliação da transparência pública. Entre as exigências destacam-se as informações diárias sobre a receita, controle das frotas de veículos próprios, locados ou de prestação de serviços, estoques de medicamentos.

O sistema Sagres é uma das ferramentas mais importantes do TCE, no seu trabalho de controle externo, enfatizou o diretor de Tecnologia da Informação, Ed Wilson, para quem, a ferramenta será apresentada com um novo lay out, trazendo mais facilidade na utilização. O auditor Luzemar Martins adiantou que reforça o propósito do Tribunal no aprimoramento das regras de consistência dos dados.

Receita – Com o novo sistema a receita do ente público passará a ser informada diariamente, a exemplo da despesa, como acontece nos dias de hoje. Serão dados que vão permitir um melhor controle entre receitas e despesas, conforme explicou Luzemar. Ele observou que atualmente as receitas são informadas apenas nos balancetes mensais. Durante o encontro deverá ser apresentado também o painel do Observatório Sagres, mais uma ferramenta de transparência disponibilizada pelo TCE.

Compartilhe: