TCE sedia 2º Seminário de Controle Interno

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba e o Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco-PB) promovem, no dia 23 de agosto, no Centro Cultural Ariano Suassuna, no TCE-PB, o II Seminário de Controle Interno na Administração Pública. O evento será realizado nos turnos da manhã e tarde, em João Pessoa. As inscrições para as oficinas já podem ser realizadas pelo site: https://www.doity.com.br/controleinterno-foccopb-2.



O seminário é destinado a gestores públicos municipais e assessores que atuam direta ou indiretamente nas controladorias e nas áreas de gestão fiscal, orçamentária, financeira, contábil, operacional e patrimonial.



O objetivo do evento é despertar gestores e equipes das prefeituras para a importância do controle interno e treinar os técnicos para o aprimoramento do trabalho. “Esta é a segunda edição do seminário, que uma parte de sensibilização e outra de oficinas técnicas e temáticas sobre assuntos de interesse das equipes técnicas, com questões objetivas para o trabalho diário deles”, disse o coordenador do Focco, promotor Leonardo Quintans.



No evento serão apresentados os resultados de um ano de trabalho do GT com depoimentos de gestores e técnicos dos municípios que já assinaram o 'Pacto para o Aperfeiçoamento do Controle Interno' e implementaram medidas efetivas de aprimoramento do trabalho.



De acordo com a programação, o evento será aberto pelo presidente do TCE-PB, conselheiro Arnóbio Viana, e pelo coordenador do Focco-PB, promotor Leonardo Quintans. Logo após, haverá a palestra 'A relevância do Controle Interno para os municípios', com o presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e controlador-geral do Município de Belo Horizonte, Leonardo de Araújo Ferraz.



Em seguida, será realizado um painel de debates sobre os Pactos pelo Controle Interno (GTCI FOCCO-PB) com representantes das prefeituras de Sapé, Sousa, Cajazeiras, Campina Grande e João Pessoa, que já assinaram o documento. À tarde serão realizadas as oficinas técnicas.



Oficinas - Inscrições para as oficinas já estão abertas



13h30 às 17h -Oficinas Simultâneas:



Oficina I (CGU): Expedição e Monitoramento de Recomendações Walber Alexandre de Oliveira e Silva (Auditor da CGU) e Kayo Roberto Vieira( Auditor da CGU)



Oficina II (CGE): Construção de Plano de Auditoria Interna Rodolfo Emanuel Lima Serrano (Auditor da CGEPB) e Letácio Tenório Guedes (Secretário da CGE)



Oficina III : (CGM) Controle Interno e Gestão de Riscos com ênfase nas três linhas de defesa -



Ludinaura Regina Souza dos Santos (Controladora Geral da CGM João Pessoa/PB) e Rossana Guerra de Sousa (Gerente de Controle Interno do TJPB)



Oficina IV: (TCE e TCU) -Acompanhamento efetivo das Prestações de Contas Anuais e de Convênios Estaduais/Federais pelas Unidades de Controle - Flávio Roberto Gondim Vital (Coordenador de Controle Interno do TCE/PB) e Jocelino Mendes da Silva Júnior (Auditor Federal de Controle Externo do TCU )