O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) aprovou, por unanimidade, o reforço de tropas federais para os municípios de Paulista, Pombal e São Bento no dia das eleições municipais. Os juízes eleitorais dessas cidades solicitaram a presença das tropas devido a preocupações com a compra de votos, ameaças a eleitores e possíveis interferências de facções criminosas.
Em São Bento e Paulista, a justificativa para a presença das tropas federais incluiu a apreensão de armas de grosso calibre, denúncias de cooptação violenta de eleitores por indivíduos ligados ao crime organizado e a realização de apostas sobre o resultado das eleições, o que tem gerado insegurança nessas regiões. Por outro lado, em Pombal, o pedido de reforço foi motivado pelo possível assédio de facções criminosas aos eleitores.
Essas medidas visam garantir a segurança e a normalidade do processo eleitoral, protegendo o direito dos cidadãos de votar sem interferências indevidas, conforme destacado pelos juízes eleitorais e pela presidente do TRE-PB, desembargadora Agamenilde Dias .Após a aprovação pelo TRE-PB, os pedidos serão encaminhados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a decisão final sobre o envio das tropas federais.
Jornalista, radialista e advogado, formado na UFPB, Hermes de Luna tem passagens nos principais veículos de comunicação da Paraíba. É MBA em Marketing Estratégico e em mídias digitais. Apresentador e editor de TV e rádio, também atuou na editoria de portais e sites do estado. Ganhador de vários prêmios de jornalismo, na Paraíba e no Brasil.