TV Correio é tri no ‘Prêmio Afrafep de Educação Fiscal”

A Comissão Avaliadora do ‘Prêmio Afrafep de Educação Fiscal’ divulgou os cinco projetos vencedores de quatro categorias na 5ª edição de 2021. Na Categoria Profissional da Imprensa, a TV CORREIO foi tri-campeã. Este ano, a reportagem vencedora, foi a intitulada “O valor da Saúde”, da jornalista Ludmila Costa. A produção foi de Geane Carla, a edição de imagens de Eufênia Coelho. Participaram também da reportagem os cinegrafistas Joelson Farias, Marcelo Xavier, Rannyheric Nascimento e Berg Souza.

A presidente da Associação dos Auditores Fiscais do Estado da Paraíba (Afrafep), Elaine César Carvalho Félix, parabenizou os projetos vencedores da edição 2021 e também agradeceu a todos os projetos inscritos este ano. “A finalidade do Prêmio Afrafep de Educação Fiscal é incentivar projetos que desenvolvem conceitos relacionados à cidadania fiscal. A Afrafep promove esse prêmio pelo quinto ano seguido no Estado da Paraíba e nem durante a pandemia foi interrompido. O prêmio busca e deseja efetivamente reconhecer e valorizar a prática pedagógica desenvolvida por educadores e profissionais, seja em sala de aula, seja por meio de games ou através de matéria jornalística. O prêmio reconhece e valoriza todos esses profissionais que trabalham dentro da temática da cidadania fiscal. A edição deste ano foi especial e mostra que a continuidade do prêmio anual tem gerado sustentabilidade em projetos de escolas integrais do Estado. Além de trabalhos cada vez mais amplos e diversos voltados à educação fiscal, uma escola pública estadual da capital, por exemplo, tem sido vencedora por três anos seguidos. Enfim, agradecemos, de forma especial também em mais um ano a parceria com o Sindifisco-PB, que é mais uma vez o nosso co-patrocinador do prêmio”, destacou.

ENTREGA DA PREMIAÇÃO – A Associação dos Auditores Fiscais do Estado da Paraíba (Afrafep) que, anualmente, premia os melhores projetos de instituições e da imprensa voltados à educação fiscal vai entregar os prêmios aos cinco projetos vencedores, no mês de novembro, em uma cerimônia que contará com o Sindifisco-PB, parceiro da premiação, da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), que apoia a divulgação do ‘Prêmio Afrafep de Educação Fiscal’, de representantes da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), além de entidades e instituições vencedoras da prêmio. A 5ª edição premiou cada projeto vencedor com o valor em dinheiro de R$ 3 mil.

Além de duas escolas integrais do Estado das cidades de João Pessoa e de Patos, na categoria Escola, a premiação deste ano incluiu um projeto de uma engenheira na categoria Instituição, outro projeto de um profissional de ciências da computação, na categoria de Tecnologia, e uma jornalista de uma emissora de TV, na categoria Profissional de Imprensa.

Na categoria Escola, os dois projetos vencedores foram da Escola Cidadã Integral Técnica Estadual Daura Santiago Rangel (ECIT Daura Rangel Santiago), de João Pessoa, que desenvolveu o projeto “Cidadania Ativa em Tempos de Pandemia”, coordenado pela professora de sociologia Acsia Lino de Alencar Gregório, e o segundo projeto foi o da Escola Cidadã Integral Auzanir Lacerda, de Patos, que desenvolveu o projeto “Influencer Fiscal: Utilizando as Redes Sociais para Promover uma Educação Fiscal”, coordenado pelo professor de matemática Wuallisson Firmino dos Santos.

Na categoria Instituição, o projeto vencedor foi o da Omni Soluções em Pesquisa e Desenvolvimento de Projetos de João Pessoa, que desenvolveu o projeto “Erga Omnes Fisco: Educação Fiscal para Todos”, coordenado pela engenheira Denise Dantas Muniz.

Na categoria Profissional da Tecnologia, o projeto vencedor foi do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) da Capital, que desenvolveu o projeto “Jogo IPTU Teens”, coordenado pelo professor de Ciências da Computação Thiago Rodrigues Medeiros.

PROJETOS VENCEDORES DO PRÊMIO AFRAFEP DE EDUCAÇÃO FISCAL EDIÇÃO 2021

CATEGORIA ESCOLA:

Escola Cidadã Integral Técnica Estadual Daura Santiago Rangel (João Pessoa)

Projeto: Cidadania Ativa em Tempos de Pandemia

Coordenadora: Acsia Lino de Alencar Gregório

Escola Cidadã Integral Auzanir Lacerda (Patos-PB)

Projeto: Influencer Fiscal: Utilizando as Redes Sociais para Promover uma Educação Fiscal

Coordenador: Wallisson Firmino do Santos

CATEGORIA INSTITUIÇÃO

Omni Soluções em Pesquisa e Desenvolvimento de Projetos

Projeto: Erga Omnes Fisco: Educação Fiscal para Todos

Coordenadora: Denise Dantas Muniz

CATEGORIA PROFISSIONAL DA TECNOLOGIA 

Centro Universitário de João Pessoa - Unipê

Projeto: Jogo IPTU Teens

Coordenador: Thiago Rodrigues Medeiros

CATEGORIA PROFISSIONAL DA IMPRENSA

TV Correio

Projeto: “O valor da Saúde”

Jornalista: Ludmila Costa