Após ser notificada pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) para prestar esclarecimentos sobre a prática de racismo religioso por motoristas que utilizam seu aplicativo em João Pessoa, a empresa Uber do Brasil Tecnologia, com sede em São Paulo, emitiu seu posicionamento oficial.A Uber enfatizou que não tolera qualquer forma de discriminação e encoraja denúncias tanto pelo próprio aplicativo quanto às autoridades competentes. Além disso, a empresa se colocou à disposição para colaborar com as investigações conforme previsto na lei.Reafirmando seu compromisso com o respeito, igualdade e inclusão, a Uber destacou sua missão de oferecer opções de mobilidade eficientes e acessíveis a todos os usuários do aplicativo.
A promotora de Justiça, Fabiana Maria Lobo da Silva, iniciou a apuração dos fatos a partir da Notícia de Fato, visando investigar o aspecto cível coletivo.
Em nota oficial encaminhado ao blog, a Uber se posicionou. Confira na íntegra a nota:
“NOTA
A Uber não tolera qualquer forma de discriminação. Em casos dessa natureza, a empresa encoraja a denúncia tanto pelo próprio aplicativo quanto às autoridades competentes e se coloca à disposição para colaborar com as investigações, na forma da lei.
A Uber busca oferecer opções de mobilidade eficientes e acessíveis a todos. A empresa reafirma o seu compromisso de promover o respeito, igualdade e inclusão para todas as pessoas que utilizam o app.’
Jornalista, radialista e advogado, formado na UFPB, Hermes de Luna tem passagens nos principais veículos de comunicação da Paraíba. É MBA em Marketing Estratégico e em mídias digitais. Apresentador e editor de TV e rádio, também atuou na editoria de portais e sites do estado. Ganhador de vários prêmios de jornalismo, na Paraíba e no Brasil.