A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) adotará as providências necessárias para inserir nos editais dos processos seletivos para agente de portaria e analista de sistema, reserva de vagas (cotas) para pessoas autodeclaradas negras. A instituição decidiu republicar os editais, após concordar com a argumentação jurídica da Defensoria Pública, em ação civil pública na qual se questionou a ausência de cotas nos editais.
Os certames preveem 42 vagas para agente de portaria e 20 vagas para analistas desenvolvedores de sistema.
O pronunciamento do reitor Rangel Júnior se deu através da Procuradoria Jurídica da UEPB junto ao Juízo da 1ª Vara da Fazenda Pública de Campina Grande, na Ação Civil Pública ajuizada pelos defensores Marcel Joffily e José Alípio Bezerra de Melo pela inexistência de cotas raciais.
Em Juízo, a UEPB reconheceu que os questionamentos formulados são “absolutamente procedentes”, já que estão fundamentados no que determina a legislação em vigor.
Jornalista, radialista e advogado, formado na UFPB, Hermes de Luna tem passagens nos principais veículos de comunicação da Paraíba. É MBA em Marketing Estratégico e em mídias digitais. Apresentador e editor de TV e rádio, também atuou na editoria de portais e sites do estado. Ganhador de vários prêmios de jornalismo, na Paraíba e no Brasil.