UFPB pode voltar a ter aulas presenciais no próximo semestre

O reitor da Universidade Federal da Paraíba, Valdiney Gouveia, revelou hoje que ainda esta semana o Consuni deve apreciar uma portaria que define critérios para a volta das aulas presenciais na instituição de ensino superior. O reitor da UFPB disse que já discute sobre isso e essa portaria definirá retorno dos colaboradores técnicos e administrativos, para a volta de quem já tomou as doses das vacinas contra a Covid 19.

Ele lembrou que, no caso dos estudantes, algumas características devem ser respeitadas, porque muitos moram em outros estados e outros municípios e precisariam de mais tempo para o retorno. Por isso, o planejamento é que o retorno se dê no próximo semestre - o 2021.2.  O reitor acredita que o retorno não se dará 100% de forma integral. Ele lembrou que há prejuízos para o ensino, embora a universidade tenha promovido semestres complementares e acha que até o final do ano de 2022 o calendário estará atualizado.

Ele antecipou que reitores de todas as instituições de todo o país (públicas e privadas) devem ter um encontro de dois dias para debater  o futuro do ensino superior pós-pandemia. "Confio que o pós pandemia trará muitos ensinamentos", disse. Valdiney afirmou que o ensino de forma remota deve ser um dos legados após esse crise.

A entrevista foi concedida ao programa Correio Debate, na TV Correio, nesta segunda-feira. Assista, abaixo, a primeira aparte da entrevista do reitor da UFPB.