Com 42 anos de atuação, o Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), uma das principais instituições de ensino do Nordeste, revitalizou a marca com o estudo de branding proposto pela agência de publicidade e propaganda Sin Comunicação.
A confiança depositada nos profissionais da Sin Comunicação resultou em um reposicionamento da marca. “A intenção foi trazer a marca do Unipê para os dias atuais. Apresentamos a proposta para realização do branding e a direção do Centro Universitário foi extremamente solicita. Unimos as equipes de design e publicidade da Sin para desenvolver a evolução da marca, identidade visual e de comportamento, assim como a linha de comunicação direcionada para o novo cenário da instituição”, explicou Gustavo Fernandes, diretor de criação da Sin Comunicação.
Assim como a própria instituição de ensino, que evoluiu ao longo dos anos, a intenção da Sin foi projetar esse progresso também na marca. “Identificamos alguns problemas técnicos no logotipo e fizemos ajustes. Desde o início sabíamos que era um caso de redesign, então mantivemos as características mais marcantes como as cores e a fonte – embora tenham sido refinadas – e criamos um símbolo para a marca. Com o esforço coletivo conseguimos alinhar a essência dos 42 anos do Unipê com o novo momento que a instituição vive hoje”, explicou Jones Siqueira, designer da agência Sin Comunicação.
As marcas são definidas por pessoas. Elas são sensações, relações e experiências. De acordo com Masao Yogi, redator da Sin Comunicação, a marca vai muito além de um símbolo. É na verdade o sentimento de um indivíduo em relação a um produto, serviço ou empresa. Já o logo representa todo este conjunto. Segundo o redator, o logo do Unipê ficou mais simples, jovem e dinâmico. “Há 42 anos atuando em João Pessoa e formando mais de 30 mil concluintes, o Centro Universitário estava sem um slogan que captasse toda a sua essência e importância para a sociedade. Assim nos baseamos nos pilares principais do Unipê, que são os conceitos de contribuição e retribuição, e a partir daí desenvolvemos o slogan ‘Por você, pelo mundo’. Que retrata exatamente essa troca de conhecimento. O Unipê contribui formando profissionais que, por sua vez, vão retribuir atuando na sociedade”, ressaltou Masao Yogi.
Dentro do plano de branding a Sin elaborou o símbolo da marca Unipê. O objetivo, de acordo Jones Siqueira, foi agregar personalidade e originalidade, facilitar o reconhecimento e memorização da marca Unipê. O símbolo é formado pela letra “U” e já estampa outdoors em diversas áreas da capital paraibana.
“O slogan do Centro de Ensino de João Pessoa é olhar para o futuro sem esquecer da sua história. Estamos falando de uma instituição de ensino de base sólida. Acredito que o resultado final do branding foi extremamente positivo porque captamos exatamente o momento de evolução vivido pelo Unipê”, finalizou Mirella Monteiro, diretora de atendimento e mídia da agência.
Jornalista, radialista e advogado, formado na UFPB, Hermes de Luna tem passagens nos principais veículos de comunicação da Paraíba. É MBA em Marketing Estratégico e em mídias digitais. Apresentador e editor de TV e rádio, também atuou na editoria de portais e sites do estado. Ganhador de vários prêmios de jornalismo, na Paraíba e no Brasil.