A declaração foi feita pela deputada Estela Bezerra durante o Fórum Brasil de Gestão Ambiental, que acontece em Campinas, São Paulo e segue até a próxima quinta-feira (13).
O Fórum Brasil de Gestal Ambiental é uma iniciativa da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente e conta com o apoio de 40 entidades.
De acordo com a deputada, que é a presidente da Frente Ambientalista da Assembleia Legislativa da Paraíba, existe uma articulação com o Ministério do Meio Ambiente no sentido de conseguir que as multas ambientais recebidas pelo IBAMA sejam revertidas para projetos de intervenção e reparação de bacias hidrográficas.
“O projeto principal é o da bacia do Rio São Francisco, mas nós conseguimos incluir a recuperação da bacia do Rio Paraíba, que inclusive, já existe um projeto mas não possui recursos”, disse a parlamentar, lembrando que o projeto das bacias só possuem recursos pra intervenções de engenharia, mas não tem para intervenções de reparação ambiental.
Estela ainda afirmou que conseguiu um diálogo com o Ministério do Meio Ambiente e tudo indica que o Rio Paraíba seja incluindo por conta da transposição do rio Rio São Francisco. “Essa negociação vai ser definida até agosto, mas o decreto podemos conquistar a qualquer momento, permitindo a utilização desses recursos para essa finalidade”, afirmou Estela, que concluiu:
“Saímos com a meta de fazer várias mobilizações e articulações, também vou conversar com o senador paraibano Raimundo Lyra para que ele nos ajude no diálogo junto ao governo federal com o objetivo de acelerar esse processo”, afirmou.
Jornalista, radialista e advogado, formado na UFPB, Hermes de Luna tem passagens nos principais veículos de comunicação da Paraíba. É MBA em Marketing Estratégico e em mídias digitais. Apresentador e editor de TV e rádio, também atuou na editoria de portais e sites do estado. Ganhador de vários prêmios de jornalismo, na Paraíba e no Brasil.