Uma declaração da deputada estadual Estela Bezerra (PSB) criticando a postura da Câmara de João Pessoa em relação à gestão do prefeito Luciano Cartaxo (PSD) provocou a ira dos vereadores. Ela criticou uma possível acomodação na relação política entre a Câmara com a gestão do prefeito.
O vereador Marmuthe Cavalcanti (PSD) saiu em defesa do prefeito e aconselhou Estela a fazer autocrítica de sua atuação na Assembleia Legislativa. “Acredito que deputada fala por experiência própria, pois não realiza nenhuma crítica sobre a má qualidade de serviços públicos e obras paralisadas pelo Governo do Estado nos últimos cinco anos. Portanto, não deve transferir para o Parlamento Municipal uma incapacidade do Parlamento Estadual e do seu mandato”, afirmou Marmuthe.
Renato Martins (PSB) também rechaçou as declarações da deputada. De acordo com o vereador, que é líder socialista na Câmara Municipal de João Pessoa , o PSB possui uma bancada influente, ressaltando que mesmo com dificuldades a atuação é ativa. “Tenho certeza que a deputada sabe, sim, que o PSB é exemplarmente atuante, somos protagonistas em mobilizar os órgãos de controle e da justiça, bem como a mídia e a sociedade em geral, mesmo nadando contra uma correnteza marcada pelo fisiologismo de setores políticos e algumas partes da imprensa que gostam de uma gestão atrasada, cheia de arrumadinhos e publicidade vazia”, declarou.
Para Marmuthe, a postura da CMJP é de acompanhamento, fiscalização e permanente diálogo com a Prefeitura da Capital, pautando as demandas de interesse da população. “A relação da Câmara com o Executivo Municipal é bastante harmoniosa, respeitosa e autônoma. Fazemos as críticas necessárias e cobramos a melhoria dos serviços, bem como a realização de obras importantes para a cidade, de forma responsável e coerente, ao contrário de muitos deputados, onde a subserviência faz com que o discurso não se verifique na prática”, disse.
Marmuthe disse ainda que a Gestão Municipal tem avançado em diversas áreas devido a elevada capacidade de planejamento, realização e competência administrativa, mesmo com todas as dificuldades econômicas e políticas em âmbito nacional. “A gestão do prefeito Luciano Cartaxo vem fazendo um trabalho qualificado em João Pessoa e por isso mesmo possui grande apoio popular e da maioria dos vereadores. Isso incomoda muito a oposição, que já começou a apelar e antecipar a disputa eleitoral”, finalizou.
Já Renato Martins também explicou que os socialistas sempre denunciaram o descaso da gestão municipal em diversos órgãos a fim de obter resultados para a população da capital, gerando assim uma representatividade atuante entre o parlamentar e o eleitor. “Nós, do PSB, reiteradas vezes denunciamos a relação patronal e servil do prefeito com sua bancada, sempre afirmamos que isto não ajuda a cidade. A deputada bem sabe disso, apenas acompanhar as denúncias e provas levantadas e que hoje são pautadas na CGU, TCU, MP , MPF, TCE e até no GAECO. Portanto nosso partido é além que só citar a precarização das políticas públicas municipais, nós provamos e encaminhamos até as últimas consequências, porque queremos que sejam solucionadas. Queremos evitar o retrocesso de avanços tão bem construídos por nossa história como gestores, e agora também como parlamentares, diferenciados como somos, porque lutamos por melhorias na sociedade em geral, em todos os âmbitos”, finalizou.
Jornalista, radialista e advogado, formado na UFPB, Hermes de Luna tem passagens nos principais veículos de comunicação da Paraíba. É MBA em Marketing Estratégico e em mídias digitais. Apresentador e editor de TV e rádio, também atuou na editoria de portais e sites do estado. Ganhador de vários prêmios de jornalismo, na Paraíba e no Brasil.