O vice-governador Lucas Ribeiro abriu, nesta quinta-feira (2), a Campanha Outubro Rosa 2025, que traz como tema “Detectar cedo é se dar a chance de vencer”. A solenidade, realizada no Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC), em João Pessoa, marcou o início de uma programação que mobiliza serviços de prevenção e diagnóstico precoce em todas as regiões do estado. Durante todo o mês, serão ofertadas consultas especializadas, exames de imagem, cirurgias eletivas e atividades educativas, da Capital ao Sertão.
Na ocasião, o vice-governador ressaltou os avanços da Paraíba na assistência oncológica. “Na Paraíba, o câncer de mama deixou de ser uma sentença de morte porque temos uma rede de atendimento que garante prevenção, diagnóstico e tratamento com dignidade. E hoje eu trago também uma notícia especial do governador João Azevêdo: o nosso laboratório de diagnóstico aqui em João Pessoa ganhará um novo prédio, mais moderno e melhor equipado, para continuarmos cumprindo o compromisso de cuidar bem do nosso povo e oferecer qualidade no atendimento”, anunciou.
O secretário de Saúde, Ari Reis, destacou que a campanha amplia o alcance das ações educativas. “O Outubro Rosa tem o objetivo de levar informação qualificada para as mulheres acerca da prevenção e do autocuidado relacionados ao câncer de mama e do colo do útero. Desde agosto de 2024, temos o programa Paraíba Contra o Câncer, que já atendeu 6.900 pessoas. Mas, além de ofertar o tratamento, queremos diagnosticar precocemente, para que as mulheres não cheguem a estágios avançados da doença”, afirmou.
Entre as ações regionais previstas, estão 800 mamografias no Hospital Regional de Guarabira, 1.000 consultas e exames no Hospital das Clínicas, em Campina Grande, e 1.200 exames no Hospital do Bem, em Patos. Os hospitais de Picuí e Sousa também passam a contar com novos mamógrafos, cada um com capacidade para 800 exames, ampliando a cobertura no interior.
O Governo do Estado reforça que as mulheres devem estar atentas às recomendações médicas. A mamografia, por exemplo, é indicada a partir dos 40 anos e deve ser realizada anualmente. Essa regularidade garante a detecção de alterações ainda em estágio inicial e aumenta de forma significativa as chances de cura. As atividades do Outubro Rosa incluem palestras em Unidades Básicas de Saúde, busca ativa de mulheres que não realizaram mamografia no último ano, além de ações específicas junto a comunidades quilombolas, indígenas, ciganas e em unidades prisionais femininas.
Na Capital, além da Maternidade Frei Damião e do Hospital da Mulher, o CEDC participa ativamente da campanha, oferecendo 100 mamografias por dia, sem necessidade de encaminhamento médico. A programação contempla também a população LGBTQIAPN+, com atenção especial para homens trans, que têm acesso garantido a mamografias, consultas em mastologia e acompanhamento especializado.
A diretora-geral do CEDC, Roseane Machado, reforçou a importância da prevenção. “Esse é um momento para a mulher se conscientizar da saúde mamária. Detectar cedo é se dar a chance de vencer. Temos observado um número crescente de diagnósticos em mulheres jovens, o que reforça a necessidade do exame anual a partir dos 40 anos”, destacou.
O impacto positivo das ações foi confirmado pelas pacientes. A aposentada Albeniza Araújo, 79 anos, realizou a mamografia e elogiou o serviço: “Essa é a primeira vez que venho aqui, fiquei sabendo pela minha filha e amei o atendimento. Estava atrasada desde 2023 e hoje consegui colocar meu exame em dia”.
Já a auxiliar de sala Mônica Gouveia, 56 anos, paciente do CEDC há mais de duas décadas, destacou a qualidade da rede. “Graças a Deus não tenho nada, mas todo ano faço meus exames. Faz cerca de 25 anos que sou atendida aqui e posso dizer que a estrutura melhorou 100%. Temos que nos cuidar, porque não ir ao médico nos prejudica”, ressaltou,
Jornalista, radialista e advogado, formado na UFPB, Hermes de Luna tem passagens nos principais veículos de comunicação da Paraíba. É MBA em Marketing Estratégico e em mídias digitais. Apresentador e editor de TV e rádio, também atuou na editoria de portais e sites do estado. Ganhador de vários prêmios de jornalismo, na Paraíba e no Brasil.