O Workshop de Robótica Educacional, que está dentro da programação da RoboCup 2014, já conta com 180 inscritos. O público alvo são professores e alunos do ensino fundamental, médio e técnico. O principal campeonato internacional de futebol de robôs será realizado no Centro de Convenções, em João Pessoa, de 19 e 25 de julho. O evento deverá receber mais de 60 mil visitantes, além de equipes competidoras de 45 países. Na Paraíba, a realização do torneio é do Governo do Estado.
Carmen Faria é professora de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e coordenadora do Workshop de Robótica Educacional. Ela disse que qualquer pessoa pode participar das atividades. “É aberto ao público, qualquer pessoa interessada pode participar. Entretanto, nosso objetivo é apresentar para professores o trabalho que vem sendo desenvolvido pelas universidades para promover a robótica na educação básica”, afirmou.
Ainda de acordo com Carmen, a programação do workshop está dividida em palestras, oficinas, mini-cursos e visitas. “Para algumas atividades como mini-cursos e oficinas, as vagas são limitadas até 30 e 40 participantes, respectivamente. Para essas não há mais vagas. Mas as palestras estão disponíveis, porque teremos espaço para 200 pessoas”, explicou.
As inscrições para as atividades do Workshop de Robótica Educacional são gratuitas. Os certificados de participação serão enviados para os emails informados pelos participantes durante o cadastro.
Os links para acessar o formulário de inscrição e a programação do workshop estão na página eletrônica do evento (http://www.robocup2014.org/?
RoboCup 2014 – O torneio envolverá disputa em cinco categorias principais, ou ligas (Soccer, Rescue, Home, Work e RoboCupJunior), incluindo nelas jogos e demonstrações. Oficinas, simpósios, exposições interativas e workshops também estão previstos na programação da RoboCup 2014.
O evento é um campeonato oficial do Ministério do Esporte, organizado pela Sociedade Brasileira de Computação, em conjunto com dezenas de universidades do país. A organização no Brasil conta ainda com mais de 400 professores voluntários.
O projeto também é organizado mundialmente pela RoboCup Federation, que para as competições de robótica é uma instituição equivalente à Fifa para o futebol. O evento acontece em um país diferente a cada ano. Quando há Copa do Mundo, o torneio é realizado, preferencialmente, na nação sede do mundial.
Jornalista, radialista e advogado, formado na UFPB, Hermes de Luna tem passagens nos principais veículos de comunicação da Paraíba. É MBA em Marketing Estratégico e em mídias digitais. Apresentador e editor de TV e rádio, também atuou na editoria de portais e sites do estado. Ganhador de vários prêmios de jornalismo, na Paraíba e no Brasil.