Duas escolas municipais de João Pessoa e a Comunidade Quilombola de Paratibe receberam ações educativas da Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) em alusão à campanha Maio Laranja. Uma equipe do Núcleo Especial de Proteção à Infância e da Juventude (Nepij) esteve na Escola Municipal Cônego Mathias Freire na última quinta-feira (16), na Escola Municipal Aruanda, nos Bancários, na sexta (17), e na Comunidade Quilombola de Paratibe, no bairro do Valentina, no sábado.
Meninos e meninas do 4º e 5º anos do ensino fundamental puderam receber orientações sobre os meios de prevenção ao abuso infantil, sinais de alerta na mudança de comportamento de colegas e informações a respeito dos seus direitos. Foram debatidas a importância do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, comemorado no dia 18 de maio, além da relevância da criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para a proteção de crianças e jovens.
A ação também contou com dinâmicas interativas para que as crianças pudessem compreender o tema de forma facilitada. Na ocasião, foram exibidos vídeos sobre a campanha Maio Laranja, mês de combate ao abuso e à exploração infantil e realizadas brincadeiras com bolas. Ao final do encontro, os estudantes foram convidados a produzirem cartazes sobre o assunto e apresentarem seus trabalhos.
De acordo com a defensora pública do Nepij, Elza Régis de Oliveira Lima, a ação educativa possibilitou uma disseminação de conhecimento essencial para garantir a proteção e combate ao abuso infantil e a exploração sexual de crianças e adolescentes.
“É de grande importância a participação da Defensoria na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Por meio dessa e de outras ações educativas, visamos garantir a esses meninos e meninas uma infância segura e protegida. Nosso objetivo é evitar que seus direitos sejam violados, e que elas possam identificar quando estão sendo vítimas de algum abuso. Além disso, orientamos que eles tenham conversas com os pais e professores sobre essas questões. Estamos sempre atuando em conjunto com os demais órgãos de proteção infantojuvenil para que isso ocorra da melhor forma possível”, explicou.
Participaram das visitas às escola, a assessora jurídica do Nepij, Raquel Sodré, além de representantes da Polícia Civil da Paraíba e do Disque 155, do Governo do Estado, que presta atendimento às pessoas em situação de risco, violência ou violação de direitos.
Jornalista, radialista e advogado, formado na UFPB, Hermes de Luna tem passagens nos principais veículos de comunicação da Paraíba. É MBA em Marketing Estratégico e em mídias digitais. Apresentador e editor de TV e rádio, também atuou na editoria de portais e sites do estado. Ganhador de vários prêmios de jornalismo, na Paraíba e no Brasil.