MIDR traça plano de segurança hídrica para estados do NE
29 de março de 2024
Redação

O Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) participou do lançamento da Iniciativa de Segurança Hídrica para o Nordeste (ISHN) em João Pessoa (PB), ocorrido nos dias 26 e 27, de terça e quarta-feira, respectivamente. A ISHN, uma parceria entre o Banco Mundial e os estados nordestinos, busca promover a segurança hídrica na região, principalmente no semiárido.

O evento teve como objetivo debater a construção de um processo estruturado de mobilização, com troca de experiências entre os estados, acesso a boas práticas internacionais e discussão de desafios comuns.

O secretário Nacional de Segurança Hídrica do MIDR, Giuseppe Vieira, representou a pasta e enfatizou a importância do planejamento para garantir a gestão adequada dos recursos hídricos e infraestrutura.

A iniciativa faz parte do Memorando de Entendimento assinado entre o Banco Mundial e o Consórcio Nordeste, com o objetivo de mitigar os efeitos do El Niño na região.

O seminário marcou o início das discussões sobre gestão sustentável da infraestrutura hídrica e gerenciamento de recursos em tempos de seca, além de formalizar o arranjo institucional para a continuação da ISHN. Representantes do Governo Federal, como a Codevasf, o Dnocs, a ANA, o Ministério do Meio Ambiente e a Casa Civil, estiveram presentes no debate.

Compartilhe: