Pesquisador lança livro e anuncia obra sobre José Américo
28 de março de 2024
Redação

O professor e pesquisador Jivago Correia Barbosa lançou nesta segunda-feira (25) o livro “A integração dos brasis: José Américo de Almeida e o Ministério da Viação e Obras Públicas durante o Governo Provisório (1930-1934)”.

Ele também anunciou o lançamento de outra obra ainda este ano, intitulada “Política e assistencialismo na Paraíba: o governo de José Américo de Almeida (1951-1956)”, que destaca o paraibano.

Este novo livro aborda a trajetória inicial de José Américo, desde sua biografia até sua candidatura à Presidência da República em 1937.Jivago Correia menciona que o novo livro foca nas campanhas de 1947 e 1950, destacando a eleição de José Américo como senador pela Paraíba em 1947 e sua campanha contra Argemiro de Figueiredo em 1950.

O lançamento ocorreu no Auditório Juarez da Gama Batista, da Fundação Casa de José Américo (FCJA), com a participação de diversas autoridades, incluindo o presidente da FCJA, Fernando Moura, e a reitora do Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB), Mary Roberta.Enquanto no livro anterior, Jivago Correia analisou o Ministério da Viação e Obras Públicas durante o Governo Provisório, concluindo sua importância para o desenvolvimento econômico pós-Revolução de 1930, o novo livro foca na eleição direta de José Américo e na acirrada campanha política na Paraíba.

O autor destaca o papel do jornal A União na disseminação da visão de que os açudes seriam a solução para a problemática da seca.Jivago Correia, natural de João Pessoa, é professor no Campus João Pessoa do IFPB e pesquisador da FCJA, com mais de 20 anos de pesquisa sobre José Américo de Almeida.

Além disso, ele atua como professor efetivo nas disciplinas de História e Metodologia Científica no IFPB e como professor convidado no Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas (PPGDH/UFPB).

Compartilhe: