Sessão especial comemora o Dia do Médico Veterinário
13 de maio de 2024
Redação

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou, na tarde desta segunda-feira (13), sessão especial comemorativa ao Dia do Médico Veterinário. A solenidade reuniu profissionais da área e foi proposta pelo vereador Guga (PP).

Na justificativa, o parlamentar falou sobre a importância de realizar a solenidade. “Buscamos trazer os médicos veterinários, através dessa sessão, para discutir a importância deles para a nossa cidade, debatendo a valorização desses profissionais e o que já tem sido feito em prol da causa animal em João Pessoa, através da Clínica Pet Veterinária, que futuramente será o Hospital Público Veterinário. A sessão ocorre justamente para escutar os médicos veterinários, debater melhorias e projetos da causa animal. Hoje, João Pessoa é modelo para Nordeste”, afirmou.

Wilson Wouflan, médico veterinário e tesoureiro do Conselho Regional de Medicina Veterinária, falou sobre a importância da realização de uma sessão para discutir a profissão. “Os médicos veterinários são importantes não só para os cuidados com os animais, mas também para a saúde alimentar e para a saúde humana. Somos a única profissão que abrange os três pilares da saúde única: saúde animal, saúde ambiental e saúde humana. Em nosso dia a dia cuidamos não só do bem estar dos animais, também desempenhamos um papel crucial na proteção da saúde pública. Apesar da importância vital do nosso trabalho, muitas vezes enfrentamos desafios e obstáculos”, afirmou.

Peterson Alexandre, médico veterinário e representante da Clínica do Pet de João Pessoa, disse que o médico veterinário é uma das frentes da saúde única. “Se há uma qualidade da saúde, isso tem uma grande influência do médico veterinário, desde a linha de alimentação, ambiental e do próprio controle de zoonoses, que também é uma função importante do médico veterinário”, acrescentou.

Ítalo Oliveira, diretor do Bem Estar Animal da Prefeitura de João Pessoa, pontuou que a profissão é extremamente importante para a sociedade. “Muitas pessoas acham que o médico veterinário atua somente no cuidado e tratamento dos animais. Esse é um dos pilares, mas a medicina veterinária pode interferir na nossa rotina diária como cidadão, como, por exemplo, na segurança alimentar. Não podemos ter dúvidas da importância do médico veterinário no contexto geral da sociedade, cuidando dos nossos pets, garantindo a barreira sanitária em relação à nossa alimentação, garantindo a saúde única, através do controle das zoonoses. Tudo isso precisa ser reconhecido com políticas públicas. Que hoje seja o pontapé inicial para que esses profissionais sejam valorizados e reconhecidos como eles merecem”, destacou.

“A medicina veterinária é a profissão mais desejada por crianças. Praticamente toda criança diz que quer ser o médico dos animais”, comentou João Paulo Lacerda, coordenador do curso de Medicina Veterinária do Unipê.

“O médico veterinário tem essa importância ímpar na saúde humana, porque, a partir do momento em que ele está trabalhando pelo bem estar e pela saúde dos animais, ele está diretamente ligado a impedir que as possíveis zoonoses possam atacar a nossa sociedade”, concluiu José Augusto, médico veterinário.

Compartilhe: