Análises de monitoramento de redes indicam que a onda de memes que rotulam o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, como criador de impostos tem suas origens em perfis de tendência política de esquerda nas mídias sociais. Embora os dados apontem que a propagação inicial da onda tenha sido predominantemente em perfis de direita, fontes governamentais afirmam que o movimento conseguiu transcender essa bolha ideológica.
A interpretação é que o envolvimento nesse fenômeno é um reflexo da disputa política na qual Fernando Haddad está inserido dentro do espectro da esquerda. Isso se deve às divergências entre as posições do ministro no governo e as posições de seu partido, o PT, assim como dos partidos aliados, como o PSOL, em questões centrais, especialmente no que diz respeito à condução da política econômica do país.
Enquanto Haddad mantém uma postura favorável ao cumprimento das regras fiscais desde o início, setores mais à esquerda argumentam que um excesso de ortodoxia fiscal pode comprometer a viabilidade do projeto político do Partido dos Trabalhadores para a eleição de 2026.
LEIA TAMBÉM: https://hermesdeluna.com.br/zoeira-sem-taxacao-internet-explode-em-memes-com-haddad-veja-alguns-deles/
Uma fonte destacou que a onda de memes teve início na semana passada, porém, manifestações públicas de apoio a Haddad, como a da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, só ocorreram nesta quarta-feira. Além disso, foi observado que a maioria dos ministros do governo não se pronunciou em defesa do ministro principal.
Jornalista, radialista e advogado, formado na UFPB, Hermes de Luna tem passagens nos principais veículos de comunicação da Paraíba. É MBA em Marketing Estratégico e em mídias digitais. Apresentador e editor de TV e rádio, também atuou na editoria de portais e sites do estado. Ganhador de vários prêmios de jornalismo, na Paraíba e no Brasil.