Senado aprova voto de aplauso a desembargador
30 de abril de 2024
Redação

O Senado Federal aprovou Voto de Aplauso ao desembargador José Ricardo Porto, do Tribunal de Justiça da Paraíba, por pronunciamento no qual aplaudiu o jogador da seleção brasileira Vini Jr pela sua luta contra o racismo. A propositura foi de autoria da senadora paraibana Daniella Ribeiro.

Em sua justificativa, a senadora afirmou: Considerando a significativa e elogiável manifestação do desembargador José Ricardo Porto durante a sessão da Primeira Câmara Especializada Cível do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, em 26 de março de 2024, este voto de aplauso vem expressar nosso reconhecimento e apoio às palavras proferidas pelo magistrado, bem como ao ato de coragem e resistência do jogador da seleção brasileira Vinícius Jr, frente ao racismo”.

E prosseguiu a senadora: Em um momento histórico de crescente conscientização social, as palavras do desembargador ressoam como um chamado à ação contra uma das mais odiosas formas de discriminação que ainda assola nossa sociedade. “Basta de racismo” não é apenas um clamor por justiça, mas um lembrete de que a luta contra a discriminação é um dever coletivo.

Daniella Ribeiro pontuou ainda que o exemplo de Vinícius Jr, que apesar dos ataques sofridos, escolheu falar e lutar, merece o aplauso e o reconhecimento de todos. “As dificuldades enfrentadas por ele, e infelizmente por tanto outros, não devem ser vistas como meros incidentes isolados, mas como parte de um problema sistêmico que exige ação imediata e efetiva”.

Por fim, a senadora destacou que o desembargador José Ricardo Porto, ao expressar sua indignação e solidariedade, exemplifica a postura que todos nós devemos adotar. “É imperativo que nos posicionemos contra qualquer forma de racismo e discriminação, reconhecendo-os como atentados contra a dignidade humana e os fundamentos de nossa sociedade”.

Gecom/TJPB

Compartilhe: